Cordão de girassol
Em julho deste ano, o cordão de girassol se tornou o símbolo oficial para identificar pessoas com deficiências ocultas no Brasil. O uso é opcional e ajuda as pessoas a usufruírem de seus direitos com mais facilidade. Alguns exemplos de deficiências ocultas são a auditiva e autismo, entre outras.
Foto: iStock/Sidney de Almeida
Atendimento prioritário
Pessoas com deficiências ocultas também têm direito ao atendimento prioritário, previsto na Lei 10.048/2000.
Foto: iStock/FG Trade
Auxílio em viagens de avião
Elas têm direito a auxílio no aeroporto, no embarque e desembarque. Além disso, também têm direito a descontos para seus acompanhantes. É preciso informar a condição ao comprar as passagens.
Foto: iStock/gorodenkoff
Meia-entrada
De acordo com a Lei 12.933, de 2013, as pessoas com "impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial" são aquelas que têm direito à meia-entrada.
Foto: iStock/Drs Producoes
Aposentadoria
Pessoas com deficiências ocultas têm direito a uma aposentadoria diferenciada. Para isso, é preciso comprovar o seu tempo de contribuição conforme o seu grau de deficiência.
Foto: iStock/Daisy-Daisy
SUS
O Sistema Único de Saúde fornece aparelhos auditivos e implante coclear de forma gratuita para deficientes auditivos. Autistas têm direito à terapia, fonoaudiologia e mais, além de alguns medicamentos gratuitos.
Foto: iStock/SDI Productions
Compra de veículo com isenção
Pessoas com deficiência auditiva, autistas e outros são isentos de impostos (IPI e ICMS) na compra de um único veículo, a cada três anos.
Foto: iStock/ArLawKa AungTun
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/wagnerokasaki