Deficiência auditiva
Consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons. As causas vão de má formação ou até uma lesão na orelha.
Foto: iStock
Deficiência física
São alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral. Cerca de 1,3% da população brasileira possui algum tipo de deficiência física.
Foto: iStock
Deficiência visual
É o comprometimento parcial ou total da visão. Atualmente, é a deficiência mais comum no Brasil. Miopia, astigmatismo e outros distúrbios não são considerados deficiências visuais.
Foto: iStock
Deficiência psicossocial
É aquela oriunda de um transtorno mental grave e incurável, no qual o portador se encontra em fase crônica. Nem todo transtorno mental é uma deficiência psicossocial.
Foto: iStock
Deficiência de fala
Envolve o impedimento ou a dificuldade de comunicação através da fala, caracterizados por omissões, trocas ou distorções dos sons que compõem as palavras.
Foto: iStock
Deficiência múltipla
É quando o indivíduo possui duas ou mais deficiências primárias (visual, auditiva, física, etc.) que comprometem seu desenvolvimento global.
Foto: iStock
Deficiência intelectual
Caracterizada pelas limitações nas habilidades mentais gerais ligadas à inteligência, às atividades que envolvem raciocínio e à resolução de problemas, entre outros fatores.
Foto: iStock
Terra Nós
Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa.
Foto: iStock