Qual a diferença entre lésbica e sáfica?

Além de lésbica, sáfica é outro termo que têm sido cada vez mais usado pelas mulheres da comunidade LGBTQIA+

Foto: Divulgação

Sexualidade

Antes de mais nada, precisamos lembrar que sexualidade é uma combinação de desejo sexual e afeto. Por isso, hoje em dia, não se diz mais "opção sexual" e sim orientação afetiva-sexual.

Foto: Divulgação

O que é lésbica

É uma orientação afetiva-sexual na qual uma mulher sente atração física e afetiva exclusivamente por outra mulher.

Foto: Divulgação

O que é sáfica

Já sáfica é um termo guarda-chuva, ou seja, uma palavra usada para englobar várias outras. Neste caso, sáfica abrange termos que se referem a mulheres que sentem desejo ou afeto também por mulheres, mas não necessariamente de maneira exclusiva.

Foto: Reprodução Twitter

Lésbicas são sáficas

Ou seja, lésbicas são sáficas, assim como mulheres bissexuais, pansexuais e todas as outras orientações de mulheres que em, algum momento, sentem atração e afeto por outras mulheres.

Foto: Divulgação

De onde vem o termo sáfica?

A origem é a poeta grega Safo, que viveu há mais de dois mil anos. Seus textos podem ser interpretados como a descrição de relacionamento entre mulheres.

Foto: Wikicommons

Safo e Lesbos

Safo viveu com suas discípulas na Ilha de Lesbos, na Grécia Antiga, por volta de 630 a.C. O termo lésbica inclusive, tem origem no nome da ilha.

Foto: Ronald Saunders

Bandeira

A bandeira sáfica é composta por duas listras rosas entre uma listra branca com uma violeta no meio. A flor simboliza a suposta cor do cabelo da poeta Safo.

Foto: Reprodução Twitter

Relacionamentos sáficos

Muitas mulheres têm preferido se referir ao relacionamento entre mulheres como relacionamentos sáficos e não relacionamentos lésbicos, como é mais comum, exatamente porque nem sempre é possível saber se uma das mulheres na relação é, por exemplo, bissexual.

Foto: Reprodução Instagram

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Divulgação