Consenso
Atualmente, não há um consenso estabelecido sobre como usar os termos negro e preto. No entanto, ativistas do movimento negro e especialistas defendem que os dois termos são empregados em situações distintas.
Foto: iStock/Media Lens King
Marinho Soares
Em vídeo publicado no Instagram, o advogado e palestrante Marinho Soares explicou quando se deve usar cada um deles.
Foto: Reprodução: Instagram/prof.marinhosoares
Negro ou preto?
Segundo o advogado, o termo negro deve ser usado para se referir a pessoas pretas e pardas, enquanto o termo preto é utilizado apenas para pessoas pretas. Importante lembrar que a identificação racial é autodeclaratória.
Foto: iStock/MesquitaFMS
Nem toda pessoa
"A pessoa negra é uma pessoa que pode ser preta ou uma pessoa que pode ser parda, consequentemente toda pessoa preta é uma pessoa negra, mas nem toda pessoa negra é uma pessoa preta, ela pode ser uma pessoa parda", explicou em vídeo.
Foto: iStock/Jacob Wackerhausen
Entidades
Marinho ainda ressaltou que entidades devem usar o termo negro. "O movimento é negro unificado, não é movimento preto unificado. O coletivo é de entidades negras, não é coletivo de entidades pretas", disse.
Foto: iStock/Mladen Zivkovic
Oficial
De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, negros são o "conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)".
Foto: iStock/Drs Producoes
Maioria no Brasil
Em 2022, o IBGE revelou que cerca de 55,5% da população brasileira é negra. O levantamento também apontou que, pela primeira vez desde 1872, a população parda superou a branca no Brasil.
Foto: iStock/Jose carlos Cerdeno
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/gonzalo mateos