Quem é
Baiana, Vera Lúcia Santana de Araújo nasceu em Livramento de Nossa Senhora. Neta de lavadeira e filha de professora, aos 18 anos foi para Brasília estudar.
Foto: Reprodução
Estudos
Em 2019, durante uma entrevista para o Correio Braziliense, Vera afirmou que foi o trabalho da avó que possibilitou os estudos em sua família. "Como ela foi lavadeira de famílias importantes, conseguiu espaço para que minha mãe estudasse e, depois, nós também”, disse.
Foto: Reprodução
Direito
Já em Brasília, Vera prestou vestibular para o curso de Direito no Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCeub). Ainda na faculdade, durante a ditadura militar, a advogada se aproximou do movimento estudantil e fez estágio na Defensoria Pública.
Foto: Reprodução
Ativista
Hoje, ela se dedica à advocacia com foco nas questões de racismo. É ativista da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal.
Foto: Reprodução
STF
O nome da advogada não está sendo cotado para o Supremo Tribunal Federal por acaso. Vera já integrou uma lista tríplice para uma vaga no Tribunal Superior Eleitoral em abril de 2022.
Foto: Reprodução
Apoio
Em entrevista para a Globo News, Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, afirmou que defenderá junto ao presidente Lula a posse de uma ministra negra.
Foto: Reprodução
Documento
Diversas entidades criaram e assinaram um documento defendendo a indicação de Vera. Para eles, seria "a singular oportunidade de supressão da lacuna reveladora da baixa intensidade da democracia brasileira".
Foto: Reprodução
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução