Quem é a artista que assinou o look de Rayssa Leal nas Olimpíadas?

Criola aposta em referências africanas em seu trabalho

Foto: Reprodução/Instagram/@criola___

Fadinha fashion

O look usado por Rayssa Leal nas Olimpíadas fez sucesso - com destaque para o top charmoso. Cheia de brasilidade, a estampa tem a assinatura da artista visual Criola. Adotadas pela seleção brasileira de skate, as peças foram feitas em parceria com a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e a Adidas.

Foto: Reprodução/X/@rayssaleal

Quem é

Criola nasceu na capital mineira de Belo Horizonte, é graduada em Moda pela UFMG e vem se destacando na arte urbana, principalmente o grafite. Em 2008, aos 18 anos, ela ingressou em uma escola de arte e em 2012 começou a fazer as suas próprias pinturas.

Foto: Reprodução/Instagram/@criola___

Temas

A diversidade cultural e racial que existe no Brasil, além da força e ancestralidade das mulheres negras, são temas recorrentes em seu trabalho - que também sempre conta com um viés social e político. Geometrias de matrizes afro-brasileiras e cores vibrantes são as características principais.

Foto: Reprodução/Instagram/@criola___

Homenagem

Um de seus trabalhos mais emblemáticos foi o painel "A Ancestral do Futuro" com o rosto de Carolina Maria de Jesus (1914-1977) na fachada de um prédio na Rua da Consolação, em São Paulo, que fez parte da mostra em homenagem à escritora no Instituto Moreira Sales.

Foto: Reprodução/Instagram/@criola___

Painéis

Criola assinou painéis de grandes formatos, as chamadas empenas, nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No exterior, marca presença em Paris e em Minsk, na Bielorrússia. O projeto que realizou na comunidade Nova Cachoeirinha, em BH, é um de seus favoritos.

Foto: Reprodução/Instagram/@criola___

Impactante

Uma de suas obras mais famosas é "Híbrida Astral Guardiã Brasileira", com 1.365 metros de altura, criada na fachada do edifício Chiquito Lopes, no Cura, em Belo Horizonte.

Foto: Reprodução/Instagram/@criola___

Estreia olímpica

Pela primeira vez a artista, que já se aventurou no skate na adolescência, assinou um uniforme olímpico. Em entrevista à "Marie Claire, Criola explicou que a criação das peças foi pautada em pesquisas sobre "ser uma mulher afrodiaspórica brasileira no mundo".

Foto: Divulgação/Adidas

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução/Instagram/@criola___