Quem é o cacique Raoni, liderança indígena que celebrou 91 anos
"Chamado do Raoni" reuniu centenas de pessoas
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Aniversário
O evento “Chamado do Raoni”, em São José do Xingu, reuniu centenas de pessoas para celebrar os 91 anos do cacique Raoni Metuktire.
Foto: Wikimedia Commons/ Agencia Brasil
Nascimento
Não se sabe a data de nascimento exata de Raoni, mas foi estabelecido para celebração que foi no ano de 1932. Ele nasceu na aldeia Krajmopyjakare, no nordeste do Mato Grosso.
Foto: Kamikia Kisêdjê/Amazônia Real
Títulos
Raoni é Membro Honorário da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e, em 2020, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Posse em Brasília
Em janeiro deste ano, o líder foi um dos representantes do povo brasileiro a subir a rampa do Palácio do Planalto e passar a faixa para o presidente Lula, que chegou a ser criticado por Raoni nos mandatos anteriores.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Contato
Raoni teve um contato maior com a língua portuguesa e com os brancos apenas em 1954, quando conheceu os irmãos Villas-Bôas em uma de suas expedições.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Expedição
Quatro anos depois, Raoni acompanhou os famosos irmãos indigenistas para demarcar o centro geográfico do Brasil, às margens do rio Xingu, onde o povo kayapó vive até hoje.
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Internacional
Ele passou a ser conhecido mundialmente graças a um documentário de Jean-Pierre Dutilleux, que conheceu em 1973. Nos anos 1980, Raoni e o roqueiro Sting rodaram o mundo chamando atenção para as causas ambientais.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Constituição
Raoni também foi figura fundamental na escrita da Constituição de 1988, que assegurou uma série de direitos aos indígenas como autodeterminação dos povos e a constituição de patrimônio cultural brasileiro.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Poder360