Quem foi Mário Juruna, 1º indígena eleito no Congresso

Político enfrentou a ditadura militar na luta pelo direito dos povos originários

Foto: Acervo Estadão

Oniuou

Da etnia Xavante, Mário nasceu Onuiou em 1943. Ele recebeu o nome pelo qual ficou conhecido dos brancos, com quem teve contato apenas aos 15 anos de idade, quando sua tribo foi retirada de suas terras.

Foto: Reprodução/Blog da Ambiental Turismo

Luta

Em 1975 ajudou a criar a aldeia Namukurá, na terra Indígena São Marcos de Barra do Garças, no Mato Grosso. Foi quando iniciou a luta contra o Estatuto do Índio, que afirmava que os indígenas poderiam ser transferidos de terra de acordo com decisão do Estado.

Foto: Reprodução/Blog da Ambiental Turismo

Embates

Também realizou denúncias contra a Funai por má gestão e teve embates diretos com o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) que tinha por função "catequizar" indígenas.

Foto: Reprodução

Deputado Federal

Mário foi eleito para a Câmara dos Deputados em 1982 e assumiu o cargo em 1983. Com pouco capital político, não conseguiu desenvolver projetos, mas era ativo politicamente, pautou lutas indígenas e construiu redes efetivas para proteção dos povos originários.

Foto: Reprodução

Representatividade

“Eu quero apresentar exemplo com minha candidatura, porque hoje já podia ter deputado índio. Podia ter deputado aqui no Brasil, mas nós não somos culpados. Quem é culpado, é responsável, é essas pessoas que não dão oportunidade pra índio. É por isso que nós só aprende, só estuda o primário”, afirmou Juruna no plenário.

Foto: Reprodução

Tribunal Russel

Em 1980, o político realizou uma denúncia no Tribunal Russel, na Holanda, contra abusos sofridos pelos indígenas, em especial assassinatos e ocupação ilegal de terras. A Funai tentou vetar sua ida, mas não conseguiu.

Foto: Reprodução

Partida

Ele faleceu em 17 de julho de 2002, aos 59 anos de idade, em decorrência de diabetes. Seu corpo foi velado no Congresso Nacional.

Foto: Reprodução

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Reprodução