Quem são as 4 únicas mulheres que comandam tribunais eleitorais no Brasil
As outras 23 Cortes são presididas por homens
Foto: Divulgação: Giovani Oliveira/Prefeitura Boa Vista
Agamenilde Dias Arruda
A desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas assumiu a presidência do TRE-PB no dia 21 de março, ocupando a vaga da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti.
Foto: Divulgação: TRE-PB
Agamenilde Dias Arruda
Terceira mulher a presidir a Corte, ela é natural do Sertão da Paraíba e entrou para a magistratura estadual em abril de 1992. Agamenilde foi juíza substituta na Comarca de João Pessoa e titular da 5ª Vara de Família da Capital.
Foto: Divulgação/TRE-PB
Maria Aparecida Ribeiro
Presidente do TRE-MT desde o ano passado, Maria Aparecida é a terceira mulher a ocupar o cargo da Corte. Nascida em Santa Vitória, Minas Gerais, ela foi empossada juíza de direito substituta em 1985.
Foto: Divulgação/TJ-MT
Maria Aparecida Ribeiro
Maria Aparecida exerceu a magistratura de Primeiro Grau por 27 anos e já foi vice-presidente do Tribunal de Justiça. Atualmente, ela também é responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMT.
Foto: Divulgação/TJ-MT
Elaine Cristina Bianchi
Bacharel em Direito e especialista em Direito Civil, Elaine Bianchi assumiu a presidência do TRE-RR no ano passado. Ela é desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima desde 2015.
Foto: Divulgação: Giovani Oliveira/Prefeitura Boa Vista
Elaine Cristina Bianchi
Na magistratura desde 1993, Elaine já trabalhou como juíza eleitoral, juíza de direito e corregedora eleitoral. Atualmente, ela também é professora substituta da Universidade Federal de Roraima.
Foto: Divulgação: Ascom/TRE-RR
Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak
Natural de Guaíba, a presidente do TRE-RS já atuou no Magistério Estadual e trabalhou como juíza de direito nas comarcas de Guaíba, Triunfo e outras.
Foto: Divulgação: TRE-RS/Ricardo Fuchs
Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak
Quarta mulher a ocupar o cargo mais alto da Justiça Eleitoral gaúcha, Vanderlei trabalhou como Corregedora-Geral da Justiça e juíza eleitoral. Ela defende maior participação feminina na política.
Foto: Divulgação/TRE-RS
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Divulgação/TJMT