Quem são elas: as mulheres que abortam no Brasil

Mais da metade delas passaram pelo procedimento com menos de 19 anos

Foto: iStock

Pesquisa

Conduzido pela jornalista Natuza Nery, o podcast "O Assunto" divulgou dados sobre a Pesquisa Nacional de Aborto 2021. As informações foram dadas por Débora Diniz, antropóloga e professora da Universidade de Brasília, que coordenou o estudo.

Foto: iStock

Jovens

A pesquisa ouviu mulheres entre 18 e 39 anos de idade. Os dados mostraram que 52% das mulheres que afirmaram ter feito um aborto passaram pelo procedimento com menos de 19 anos.

Foto: iStock

Raça

Entre as que já tinham abortado, 74% eram mulheres negras. A maioria das mulheres que afirmaram ter feito aborto se concentra na região Nordeste.

Foto: iStock

Instrução

O aborto é mais comum entre as mulheres com menor escolaridade.

Foto: iStock

Religiosa

O perfil mostra também que a mulher que faz aborto professa alguma religião, já tem filhos e está em todas as classes sociais.

Foto: iStock

Clandestinidade

De acordo com a pesquisadora Débora Diniz, as brasileiras que fizeram o primeiro aborto ainda muito jovens o realizaram em condições precárias e em risco de prisão. Metade delas precisou ficar internada por complicações pós-procedimento.

Foto: iStock

Educação sexual

Uma hipótese levantada pela pesquisadora para os abortos em mulheres mais jovens é a negligência em relação à educação sexual nas escolas.

Foto: iStock

Relevância

Traçar o perfil da brasileira que aborta permite direcionar a criação de políticas públicas para a saúde feminina e aquecer o debate sobre a urgência de ampliar a legalização do aborto.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock