Você conhece os deuses indígenas?

Mitologia dos povos originários é rica em forças da natureza

Foto: iStock

Origem

Os mais de mil povos indígenas que viviam por aqui na época da chegada dos colonizadores europeus já cultuavam diversas divindades, todas ligadas à natureza.

Foto: Reprodução

Tupã

“O Espírito do Trovão” é o principal deus indígena e o criador do céu, da terra, dos mares, dos animais e das plantas. Ele ensinou aos homens a agricultura, o artesanato e a caça e concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Foto: iStock

Jaci

Filha de Tupã, Jaci é irmã-esposa de Guaraci, o deus Sol. Deusa Lua e guardiã da noite, protege os amantes e a reprodução e faz com que os caçadores sintam saudades de suas amadas, levando-os a voltarem logo para casa.

Foto: iStock

Guaraci

Filho de Tupã, o deus Sol auxiliou o pai na criação de todos os seres vivos. Guaraci é o guardião das criaturas durante o dia. Na passagem da noite para o dia – o encontro entre Jaci e Guaraci –, as esposas pedem proteção para os maridos que vão caçar.

Foto: iStock

Ceuci

Protege as as moradias indígenas e as lavouras. Ceuci foi comparada pelos colonizadores católicos à Virgem Maria, por ter dado à luz de maneira milagrosa: seu filho Jurupari nasceu do fruto da cucura-purumã, árvore que representa o bem e o mal na mitologia tupi.

Foto: iStock

Anhangá

Espírito andarilho presente na cultura de diversos povos originários do Brasil e na literatura indianista. Protetor dos animais, pode tomar a forma de vários deles - principalmente o veado - e costuma se vingar dos caçadores.

Foto: Wikimedia Commons

Sumé

Divindade responsável por manter as leis e as regras, ensinou uma série de conhecimentos aos indígenas - como o cozimento da mandioca e suas aplicações. Atacado por caciques enciumados, teria andado de costas em direção ao mar até desaparecer.

Foto: Wikimedia Commons

Tamandaré

Segundo a mitologia dos tupis que habitavam a costa brasileira no século XVI, era um pajé que fez uma fonte que inundou o mundo e se abrigou no alto de uma palmeira com sua mulher. Após a água baixar, o casal teria dado origem aos tupinambás.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock