Quem são os Guajajara, um dos maiores povos indígenas do Brasil
A ministra dos Povos Indígenas faz parte da etnia, que significa "donos do cocar"
Foto: Reprodução/Instagram
Guajajara
O número exato é desconhecido, mas os Guajajara são um dos maiores povos indígenas do Brasil atualmente, segundo o Instituto Socioambiental. Eles também atendem por outro nome: Tenetehára, que significa “somos os seres humanos verdadeiros”.
Foto: Reprodução/Instagram
Parentes de destaque
A Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a cantora Kaê Guajajara e a criadora de conteúdo e comunicadora do Mídia India-Oficial, Lídia Guajajara, são algumas das representantes famosas da etnia.
Foto: Reprodução/Instagram
Língua
A língua falada pela etnia também se chama Guajajara, mas eles a chamam de "ze'egete", que significa “a fala boa”, e pertence à família tupi-guarani. Ela é a primeira língua falada na aldeia, enquanto o português serve como língua franca.
Foto: Reprodução/Wikipedia
Onde eles estão?
Os Guajajara habitam 11 terras indígenas no estado do Maranhão, localizadas nas regiões dos rios Grajaú, Mearim, Pindaré e Zutiua.
Foto: Reprodução/Instagram
Costumes
Eles realizam cerimônias que, às vezes, são acompanhadas de danças, cantos e rituais. Um ritual importante é o da “menina moça”, realizado pelos Guajajara da Terra Indígena Rio Pindaré, que marca a passagem da adolescência para a vida adulta.
Foto: Reprodução/Instagram
Medicina tradicional
A medicina tradicional dos Guajajara é baseada em plantas e os conhecimentos são transmitidos de geração em geração. Essa forma de conhecimento é usada no tratamento de doenças físicas e espirituais também.
Foto: Reprodução/Instagram
Pintura
As pinturas Guajajara são, geralmente, feitas com recursos extraídos da natureza, como dos frutos jenipapo e urucum, e seus grafismos têm predominância de formas geométricas. São usadas em cerimônias, rituais e festivais, e podem representar animais, plantas, símbolos e figuras humanas.
Foto: Reprodução/Instagram
Arte
A arte Guajajara inclui a produção de peças de roupa e outros tecidos, cestaria, cerâmica, acessórios e artesanato em madeira. Eles também são conhecidos por sua tecelagem.
Foto: Reprodução/Instagram
Desafios
Eles enfrentam desafios como o desmatamento da floresta amazônica, conflitos com fazendeiros, bem como o preconceito por parte da sociedade e a falta de acesso a serviços básicos. Em 2022, as mortes de dois Guajajara ganharam repercussão por, possivelmente, estarem ligadas a conflitos com madeireiros.
Foto: Reprodução/Instagram
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução/Instagram