Ricardo Salles (PL-SP)
Eleito deputado federal por SP, o ex-ministro do meio ambiente do governo Bolsonaro chegou a falar em reunião que pandemia era o momento ideal de aprovar medidas agressivas contra meio ambiente.
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Antônio Doido (MDB-PA)
Ex-prefeito de São Miguel do Guamá, o deputado conta com 19 solicitações de uso do solo em seu nome no Pará, um dos estados onde a industria extrativista é mais agressiva.
Foto: Reprodução Instagram
José Medeiros (PL-MT)
Vice-líder do governo Bolsonaro, o deputado é autor de um projeto de lei que libera a mineração em áreas protegidas. Ele também já criticou publicamente o Ibama.
Foto: Agencia Congresso
Joaquim Passarinho (PL-PA)
Deputado reeleito, já defendeu publicamente o garimpo. Uma matéria da Agência Pública mostrou que foi um dos principais responsáveis pela ida do lobista Wescley Tomaz, vereador em Itaituba (PA) conhecido como vereador dos garimpeiros, para Brasília.
Foto: WikiCommons
Delegado Eder Mauro (PL-PA)
Em 2020, apresentou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (5822/19) que autoriza a exploração mineral de pequeno porte em reservas extrativistas.
Foto: Agência Camara
Hugo Leal (PSD-RJ)
O deputado detém ações em uma mineradora há mais de sete anos. Para Folha de S.Paulo afirmou: "Defendo uma regulamentação efetiva, para que o produto encontrado fique no país regularizado e gerando divisas. Garimpo não é uma atividade que tenha condições ideais para uma efetiva fiscalização", afirmou.
Foto: Agência Camara
Silas Câmara (Republicanos-AM)
Também deputado reeleito, votou a favor da urgência para PL que libera a mineração em Terras Indígenas. Chamou de "terrorismo" a ação da Polícia Federal que destruiu balsas garimpeiras no rio Madeira.
Foto: Agência Camara
Nicoletti (União-RR)
Defensor do garimpo, o deputado declarou durante a retirada de garimpeiros da Terra Yanomami: "Não podemos assistir calados a essa retirada desumana da forma que está acontecendo! [...] Precisamos de respeito e dignidade para esses trabalhadores.”
Foto: Ascom Parlamentar
José Priante (MDB-PA)
Primo do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), o deputado criticou as ações da Polícia Federal contra o garimpo ilegal. Em 2022, afirmou que "garimpeiro não é bandido" e criticou destruição de máquinas.
Foto: Agência Camara
Euclydes Pettersen (PSC-MG)
O deputado votou, em 2022, a favor da tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei 191/20, conhecido como “Pacote da Destruição”.
Foto: Agência Camara
Wellington Fagundes (PL-MT)
O senador foi um dos articuladores da PL 191, que legalizou garimpos nas terras dos Munduruku. O parlamentar é defensor recorrente da mineração.
Foto: Agência Senado
Zequinha Marinho (PL-PA)
O senador é responsável pelo PL 3.368/2021 que visa a ampliação das atividades garimpeiras no Brasil.
Foto: Agência Senado
Jaime Bagattoli (PL-RO)
Em sua campanha, o senador defendeu a mineração em terras indígenas e afirmou que vai lutar para "legalizar garimpos".
Foto: Rádio Senado
Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
O senador e ex-vice presidente já afirmou diversas vezes ser a favor do garimpo e é próximo de José Altino Machado, conhecido como “rei do garimpo”.
Foto: Mais Goiás
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Poder360