Quem são os políticos abertamente LGBTQIA+ pelo mundo
Eles fazem história ocupando altos cargos em vários governos
Foto: Reprodução/Instagram
Eduardo Leite
Atual governador do RS, cargo que também ocupou de 2019 a 2022. Leite assumiu ser gay em 2021 e se tornou o primeiro governador abertamente LGBTQIA+ do Brasil. “Eu sou gay, eu sou gay e sou um governador gay. Não sou um gay governador”. disse em entrevista.
Foto: Reprodução/Instagram
Xavier Bettel
Designado em 2013 como primeiro-ministro de Luxemburgo e ainda no cargo, Xavier Bettel é o único Chefe de Estado gay da União Europeia. Ele é casado com Destenay Gauthier e a união aconteceu após a introdução de uma lei que permite casamentos gays no país.
Foto: Reprodução/Instagram
Ana Brnabic
Atual primeira-ministra da Sérvia e primeira mulher e lésbica a assumir o cargo, Ana e sua companheira tiveram um filho em 2019. Foi a primeira vez que um Chefe de Estado homossexual teve um filho no cargo.
Foto: Reprodução/Wikipedia
Leo Varadkar
Em seu segundo mandato como primeiro-ministro da Irlanda desde dezembro de 2022, Varadkar assumiu ser gay em 2015, antes do seu primeiro mandato. Ele é o primeiro Chefe de Governo irlandês abertamente homossexual.
Foto: Reprodução/Instagram
Barney Frank
Um dos políticos gays mais conhecidos, o americano Barney Frank revelou ser gay em 1987. “Sou o único parlamentar canhoto, gay e judeu que existe”, disse ele.
Foto: Reprodução/Wikipedia
Tammy Baldwin
Primeira senadora abertamente homossexual dos EUA, Tammy é considerada uma das políticas lésbicas mais famosas do congresso americano. Ela é uma defensora do direito das mulheres.
Foto: Reprodução/Instagram
Pete Buttigieg
Atual ministro dos Transportes e ex-prefeito de South Bend, em Indiana (EUA), o político revelou ser gay em 2015. “Ser gay não teve impacto em meus trabalhos no setor privado, no Exército ou no meu cargo atual de prefeito”, escreveu ele na época.
Foto: Reprodução/Instagram
Kate Brown
Já tendo ocupado os cargos de governadora, deputada estadual e secretária de Estado do Oregon, Kate se tornou a primeira pessoa abertamente LGBTQIA+ a ocupar um cargo estadual nos EUA em 2015.
Foto: Reprodução/Wikipedia
Peter Mandelson
Ex-comissário de comércio europeu do Reino Unido, Mandelson é abertamente gay e já atuou como Secretário de Estado para a Irlanda do Norte. Ele é conhecido como “Mandy” pelos britânicos e pela imprensa.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Johanna Sigurdardottir
Antiga primeira-ministra da Islândia, Johanna foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do país e também a primeira Chefe de Estado abertamente homossexual no mundo. Em 2010, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado e Johanna se casou com sua parceira.
Foto: Reprodução/Redes sociais
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução/Instagram