Natália do BBB 22
Conhecido nas discussões acadêmicas, o conceito de “solidão da mulher negra” veio à tona por causa da Natália, do BBB 22, que abordou o assunto com os participantes Jessilane e Lucas.
Foto: Reprodução/Instagram
Origens
A reflexão sobre este termo passa pela análise de importantes estudiosas brasileiras, como a antropóloga Lélia González, que, em 1984, discorreu sobre a questão em seu artigo “Racismo e sexismo na cultura brasileira”.
Foto: Fundação Cultural Palmares
Segunda opção
Culturalmente, pouquíssimas mulheres negras conseguem estabelecer relacionamentos estáveis, pois as brancas são a primeira opção amorosa de homens brancos e negros.
Foto: Reuters
Ciclo da solidão
O racismo, a misoginia e a falta de reparação das desigualdades históricas no país contribuem para a construção e a manutenção dessa realidade. Um dos fatores principais por trás da solidão é o estereótipo que vincula as mulheres negras ao servilismo profissional e sexual.
Foto: Reuters
Fonte
Elcimar Dias Pereira, doutora em Psicologia Social e Coordenadora Regional do Centro-Oeste da ANPSINEP - Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es)
Foto: Reuters
Terra Nós
Conteúdo de diversidade, feito por gente diversa.
Foto: iStock