Tradições de Festa Junina que têm origem indígena e você não sabia
E vai muito além do milho!
Foto: iStock/fcafotodigital
Origem
Existem registros do século 19 de indígenas celebrando os festejos juninos, como o relato do padre Fernão
Cardim. Consequentemente, os povos originários acabaram influenciando como comemoramos a data.
Foto: iStock/TinaFields
Milho
O antropólogo explica ainda que "a festa de São João fundiu-se, no Brasil, com a festa tupi do milho, celebrada em agosto, quando se comemorava o início do ano novo, tradição ainda conservada entre os Guarani Mbyá".
Foto: iStock/Andre Polvani
Cardápio
Com a influência do milho vem, além do alimento cozido, outros pratos como a pipoca, canjica e bolo de fubá.
Foto: iStock/TinaFields
Amendoim
O antropólogo ainda lembra que são influências indígenas a "batata-doce e a mandioca, servida de diversas formas, assada, cozida ou como bolo. Em Minas Gerais são acrescentados o famoso pé de moleque e a paçoca de amendoim, alimento indígena".
Foto: iSock/RS STOCK IMAGES
Pinhão
"No Sul, é agregado o pinhão, alimento básico do povo Kaingang e de outros povos que viviam da coleta desse fruto no Sudeste, como os Guaianá e Guarulho, hoje extintos", conta.
Foto: iStock/TinaFields
Bebida
Benedito conta ainda que "o quentão lembra o cauim indígena, que antigamente era feito com mandioca ou milho fermentado e servido morno, como ocorre ainda hoje entre os Guarani Mbyá. Atualmente, na ausência da fermentação natural, faz-se o quentão com cachaça e gengibre".
Foto: iStock/RHJ
Fogueira
A fogueira na festa junina é uma influência europeia, mas ela se fortalece enquanto tradição quando os santos juninos "passaram a receber atributos dos heróis míticos de matriz tupi-guarani, como Tupã e Karaí ou Karaíba", conforme explica o antropólogo Benedito Prezia.
Foto: iStock/LZBorher
Sonoridade
"As músicas da quadrilha [das] regiões interioranas elaboraram melodias regionais com certa influência indígena, como as músicas do Nordeste que
tiveram a contribuição da cultura do povo Kariri, entre as quais o baião, o forró e o xaxado", finaliza Benedito.
Foto: iStock
Fonte
Essas e outras informações podem ser encontradas no artigo "As raízes indígenas" do doutor em Antropologia pela PUC-SP e pesquisador em História Indígena Benedito Prezia.
Foto: iStock/CENAS BRASILEIRAS
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock/fcafotodigital