Tradições machistas que você não quer no seu casamento

Pense bem antes de reforçar "brincadeiras" e rituais preconceituosos

Foto: iStock/Vasil Dimitrov

Chá de panelas

Antes mesmo da cerimônia, é possível notar diferenças de gêneros em determinadas tradições. Para o noivo, os amigos organizam uma festa animada, mas, para a noiva, fica apenas um evento com o objetivo de ganhar os itens da cozinha.

Foto: Reprodução/Pinterest/Isabela Ribeiro

Entrada da noiva

Chegou o grande dia e a tradição manda que o pai da noiva a “entregue” ao marido. Apesar de parecer um gesto comum e carinhoso, esse costume traz um viés machista, relembrando a época em que os casamentos eram arranjados e o pai entregava a filha a seu novo “dono”.

Foto: iStock/LumiNola

Plaquinhas

Na entrada das daminhas ou pajens, eles carregam plaquinhas com frases que reforçam estereótipos de que o casamento é uma tortura para o noivo. Fuja disso!

Foto: Reprodução/Elo7/MY PRINT DESIGN - WEDDING

Topo de bolo

Bonequinho do noivo sendo puxado pela noiva não é piada. É mais uma tradição machista. Essa representação coloca a mulher como se ela estivesse desesperada para casar.

Foto: iStock/YinYang

Jogar o buquê

O momento, que pode parecer divertido, é também um incentivo para que outras mulheres acreditem que o casamento é a salvação e que elas só serão felizes se forem casadas. Em alguns casamentos, pegar o buquê pode até dar briga!

Foto: iStock/Виктор Высоцкий

Bomba

O momento em que noivo joga para seus amigos uma bomba de pelúcia com frases de “segura essa bomba” ou “você é o próximo” tem virado costume. Mas a “brincadeira” coloca o casamento como algo ruim e invalida que essa decisão é feita por ambos.

Foto: Reprodução/Pinterest/Elo7

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock/EpicStockMedia