Você sabe o que é "midsize"?
Entenda o movimento que surgiu para englobar mulheres que não se encaixam em tamanhos pequenos ou plus size
Foto: Reprodução: Instagram/midmayra
Midsize
O termo em inglês, que significa “tamanho médio” em português, é usado para se referir a mulheres que não consideram seus corpos magros ou gordos. Considerado um “meio termo”, ele engloba mulheres que vestem do número 44 ao 48, como a influenciadora Mayra Fernandes.
Foto: Reprodução: Instagram/midmayra
Midsize
"Quando eu me descobri midsize, a minha cabeça simplesmente explodiu e tudo que passei a vida inteira começou a fazer sentido", disse Mayra no Instagram.
Foto: Reprodução: Instagram/midmayra
Como surgiu
O termo surgiu por causa da comediante norte-americana Amy Schumer. Após ser listada como uma das “Mulheres Plus Size Inspiradoras”, da revista “Glamour”, ela disse não se identificar com tamanhos pequenos ou plus size.
Foto: Reprodução: Instagram/amyschumer
Amy Schumer
"Não vejo nada errado em ser plus size. São mulheres lindas e saudáveis. Mas a revista me colocou em sua lista sem me consultar e isso não me parece correto. Jovens meninas vendo o meu tipo físico achando que aquilo é plus size? O que vocês acham?", escreveu ela na época.
Foto: Reprodução/IMDB
Afirmação corporal
Muito além de um medidor de tamanho, o midsize também é visto como um movimento. Ele tem o objetivo de fazer as mulheres amarem seus corpos. Apesar de não ser muito conhecido, tem se tornado cada vez mais popular através de influenciadoras que abordam o tema, como Nanna Fernandes.
Foto: Reprodução: Instagram/nannoca
Corpos livres
“Ser ensinada que só existe um tipo de corpo aceito torna nossa mente uma armadilha. É o que causa tanta angústia, é o que nos deixa perdidas. Nossos corpos são livres, e o midsize não nega isso”, escreveu Nanna em uma postagem do Instagram.
Foto: Reprodução: Instagram/nannoca
Pressão estética
Entretanto, vale lembrar que mulheres midsize não sofrem gordofobia e, sim, pressão estética, uma vez que elas não enfrentam problemas com falta de acessibilidade, tamanho de roupa e outros, como acontece com as mulheres gordas. Algo que Nanna sempre pontua em seus conteúdos.
Foto: Reprodução: Instagram/nannoca
Pressão estética
“Eu não sofro gordofobia, eu não sou desumanizada por causa do meu corpo. Eu sofro pressão estética, que é bem diferente. O midsize traz esse ‘novo’ local, pois também não sou uma mulher magra e não vivo como uma”, disse à Glamour.
Foto: Reprodução: Instagram/nannoca
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução: Instagram/midmayra