Você sabe o que é uma gaymada?

O nome já dá uma ideia, mas prática vai além do jogo

Foto: Reprodução/facebook/gaymadasp/Alexandre Simone

Gaymada

A gaymada nada mais é do que uma pequena adaptação da tradicional queimada, chamada também de queimado, baleado, caçador, mata-soldado ou carimba pelo Brasil.

Foto: Divulgação/GaymadaSP

Para todo mundo

Apesar do prefixo gay no jogo, a gaymada tem como propósito unir todas as pessoas da comunidade LGBTQIA+ para jogar e interagir.

Foto: Divulgação/GaymadaSP

Motivo

Historicamente, pessoas LGBTQIA+ são excluídas dos esportes, por isso desde o começo dos anos 2010, coletivos têm se organizado pelo Brasil para jogar com muita animação.

Foto: Divulgação/GaymadaSP

Começo

A primeiro gaymada que se tem notícia por aqui é a organizada pelo coletivo teatral "Toda Deseo" de Belo Horizonte, em 2015.

Foto: Reprodução/Instagram/@todadeseo

Atividade diurna

O projeto começou a ser pensado em 2013, quando o coletivo pensava em promover atividades diurnas para a comunidade, que é muito ligada à cena noturna.

Foto: Reprodução/Instagram/@todadeseo

Pelo Brasil

Hoje, as gaymadas acontece por todo Brasil. Além dos jogos, elas promovem uma série de outros eventos como apresentações de drags, rodas de conversas e outras atividades de interesse de cada coletivo.

Foto: Reprodução/Facebook/gaymadasp

São Paulo

"Nascida em março de 2016, a Gaymada São Paulo é um evento que incentiva a comunidade LGBTQIAPN+ a ocupar os espaços públicos da capital paulista por meio de jogos de queimada, a fim de retirar estigmas desse público e promover a diversidade nas ruas de São Paulo", conta o coletivo paulistano.

Foto: reprodução/facebook/gaymadasp

Edição Julina

Acontecendo mensalmente, a gaymada de São Paulo terá a próxima edição no dia 22 de julho no Largo do Arouche, região central da cidade, a partir das 14h.

Foto: Reprodução/Facebook/gaymadasp

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Reprodução/Facebook/Gaymadasp