Você sabe o que é uma “Karen”?

Entenda as características desse estereótipo que reforça o racismo e a discriminação

Foto: istock/PeopleImages

Termo

"Karen” é um termo que surgiu nos EUA e se refere a um tipo de mulher com características específicas: branca, de classe média e que usa seus privilégios contra pessoas negras.

Foto: iStock/LUNAMARINA

Arma

Uma característica forte do estereótipo "Karen" é que ela transforma sua posição de privilégio em uma arma contra pessoas não brancas.

Foto: istock/DreamyHarry

Comportamento

A "Karen" tem comportamento violento e intimidador, para agredir psicologicamente ou fisicamente suas vítimas.

Foto: istock/Povozniuk

Superior

Um exemplo clássico de "Karen" é quando a mulher branca exige "falar com o gerente" para menosprezar os trabalhadores ou quando ela pergunta “você sabe com quem está falando?”, se colocando como superior para vencer uma discussão.

Foto: istock/puhhha

Na vida real

Sandra Mathias é um exemplo de “Karen” da vida real. Ela foi gravada chicoteando um jovem entregador negro e gritava em alto e bom tom: "você não está na favela. Quem paga o IPTU aqui sou eu!".

Foto: Reprodução/Facebook/CEAJUR.Joaquim.Branco

Meme

Durante a pandemia, a expressão virou meme e foi representada por uma Barbie que se recusava a usar máscara e achava um absurdo os cuidados sanitários indicados, sempre protegida pelos seus privilégios típicos da pessoas brancas. Ela ficou conhecida como "Karen do coronavírus".

Foto: iStock/Ekaterina79

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: istock/itsskin