Após socorro dramático, morre a anta que havia sido queimada no Pantanal

A anta que teve as patas queimadas por causa de incêndio no Parque Nacional de Brasília morreu no zoológico, após várias tentativas de salvá-la.

Foto: Reprodução de vídeo TV Globo

O animal, um macho da espécie, estava em recuperação e vinha se alimentando bastante e tomando muita água. Nas patas, os veterinários colocaram talas com medicamentos para tratar as queimaduras.

Foto: Reprodução de vídeo TV Globo

A equipe veterinária disse que tinha acrescentado até folhas de embaúba na alimentação, pois as antas adoram esse tipo de folhagem. Além disso, usaram pele de tilápia, uma espécie de peixe, para tentar ajudar na cicatrização das feridas nas patinhas.

Foto: Reprodução de vídeo TV Globo

As antas são grandes mamíferos da família Tapiridae, nativos de regiões tropicais da América do Sul, Central e Sudeste Asiático.

Foto: Imagem de Hans Benn por Pixabay

Elas são encontradas em florestas tropicais, áreas úmidas e savanas da América Central e do Sul, incluindo países como Brasil, Colômbia e Venezuela. Também existem espécies na Ásia, principalmente em regiões do Sudeste Asiático, como na Tailândia e na Malásia.

Foto: Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Existem quatro espécies de antas. A espécie asiática, a anta-malaia, tem uma coloração diferente das suas contrapartes americanas, com uma pelagem preta na frente e branca na parte traseira.

Foto: Imagem de Renato Canepa por Pixabay

Uma das suas características mais marcantes é o focinho longo e flexível, que lembra uma pequena tromba. Elas usam essa tromba para pegar folhas, frutas e outras fontes de alimento.

Foto: Imagem de Andrea Bohl por Pixabay

A pele das antas é grossa, ajudando a protegê-las de predadores e de vegetação espinhosa. Nas antas adultas, a cor varia de cinza-escuro a marrom.

Foto: Imagem de ustm66 por Pixabay

As antas são excelentes nadadoras, apesar de seu tamanho e peso. Elas mergulham em rios e lagos, onde podem ficar submersas por longos períodos, respirando através de suas narinas posicionadas no topo de seus focinhos, que funcionam de maneira semelhante a uma tromba curta.

Foto: Imagem de sharkolot por Pixabay

As antas possuem uma cauda curta e quase imperceptível. Elas podem pesar entre 150 e 300 quilos e medir cerca de 1,8 a 2,5 metros de comprimento, dependendo da espécie.

Foto: Imagem de Dušan por Pixabay

Mas também podem comer cascas de árvores e sementes. Sua dieta varia de acordo com a disponibilidade de alimentos em seu habitat.

Foto: Imagem de Iain Booth por Pixabay

Espera-se que os incêndios parem de ocorrer em parques florestais por todo o Brasil, onde os animais vêm sofrendo e até morrendo.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução de vídeo TV Globo