As cidades mais seguras do Brasil; veja o ranking
Foto: Reprodução do site ferias.tur.br/fotogr
Um dos maiores desafios do Brasil é conter a criminalidade e aumentar a segurança. Diante disso, o guia imobiliário MySide fez uma pesquisa para eleger as cidades mais seguras do país. O ranking se baseia em municípios com mais de 100 mil habitantes e a quantidade de homicídios que tiveram.
Foto: Reprodução do site ferias.tur.br/fotogr
1ª - Valinhos (SP) - Quem lidera o ranking é a cidade, que fica na Região Metropolitana de Campinas, em São Paulo. Com 131 mil habitantes, o município é conhecido por sua forte tradição agrícola, com boa qualidade de vida e foco na educação e saúde.
Foto: Reprodução de vídeo EPTV
A cidade é chamada de “Capital do Figo Roxo” pela produção em grande escala dessa fruta, celebrada anualmente na Festa do Figo e Expogoiaba.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Valinhos
2ª - Botucatu (SP) - Em segundo lugar, ficou mais uma cidade de São Paulo. É conhecida por sua rica biodiversidade e belezas naturais, com inúmeras cachoeiras e formações rochosas, como a Cachoeira da Marta e o Parque Natural da Cuesta.
Foto: Divulgação - Prefeitura de Botucatu
3ª - Tatuí (SP) - Na sequência da lista, a cidade, também localizada em São Paulo, é conhecida como a “Capital da Música”. Por lá, ficam os prestigiados Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, que forma músicos e atrai estudantes de todo o Brasil.
Foto: Reprodução de vídeo TV TEM
4ª - Sertãozinho (SP) - A cidade, localizada no interior de SP, tem 130 mil habitantes e é um importante polo industrial e agrícola, especialmente na produção de açúcar e etanol. Ela também oferece opções de lazer e cultura, como o Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni.
Foto: Danilosalesstz - Wikimédia Commons
5ª - Jaraguá do Sul (SC) - Localizada em Santa Catarina, a cidade tem 185 mil habitantes e é conhecida pelo dinamismo industrial. Sendo um um importante polo de metalurgia, têxtil e tecnologia e com forte influência da colonização alemã e italiana, que aparece na arquitetura, gastronomia e tradições culturais.
Foto: Giro720 wikimedia commons
6ª - Várzea Paulista (SP) - Cidade da Várzea Paulista, que fica na Região Metropolitana de Jundiaí. Ela possui um perfil predominantemente residencial e industrial, abriga empresas dos setores metalúrgico, químico e de alimentos, o que impulsiona a economia.
Foto: RohCambra - wikimedia commons
7ª - Indaiatuba (SP) - Fica na Região Metropolitana de Campinas, em São Paulo. A cidade, com 270 mil habitantes, é conhecida pela qualidade de vida elevada, por ter uma economia robusta, com indústrias nos setores automotivo, aeronáutico e tecnológico.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Indaiatuba
8ª - Votorantim (SP) - Vizinha de Sorocaba, a cidade, do interior de São Paulo, tem 125 mil habitantes e uma economia ligada à indústria, especialmente nos setores de cimento, papel e metalurgia.
Foto: Divulgação Votorantim
9ª - Araxá (MG) - Famosa por suas águas termais e lamas medicinais, a cidade possui um complexo histórico e luxuoso que oferece tratamentos de spa, além de ser um marco da arquitetura art déco.
Foto: Reprodução do site https://www.araxa.mg.gov.br/
10ª - Santana de Parnaíba (SP) - A cidade, que fica na Região Metropolitana de São Paulo, tem o centro histórico bem preservado, arquitetura colonial e ruas de paralelepípedos, assim como a Igreja Matriz de Sant’Ana, fundada no século XVII.
Foto: Webysther Nunes/Wikimédia Commons
11ª - Ribeirão Pires (SP) - Distante 40 km de São Paulo, a cidade possui cerca de 125 mil habitantes (IBGE/2020) e retém suas águas e territórios protegidos pela Lei de Mananciais, o que possibilita a harmonia e coexistência entre o mundo urbano e a natureza, com a essencial presença da Mata Atlântica.
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ribeirão Pires
12ª - Blumenau (SC) - Em seguida, o ranking apresenta uma das principais cidades de Santa Catarina, Localizada na microrregião homônima e na Mesorregião do Vale do Itajaí, ela tem, anualmente, a Oktoberfest, que é um evento voltado aos amantes da cerveja, que atrai turistas de todo Brasil e pelo mundo.
Foto: Flickr Marcelo Campi
13ª - Brusque (SC) - Fundada por colonos alemães em 1860, sob o comando do Barão de Schneeburg, a cidade tornou-se uma das pioneiras na indústria catarinense, em especial no ramo têxtil. A cidade também está na lista e ocupa a 13ª colocação.
Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons
14ª - São Caetano do Sul (SP) - A cidade possui uma oferta turística relevante, uma vez que em seu calendário figuram festas tradicionais como a Festa Italiana, Entoada Nordestina, Encontro de Carros Antigos, Corrida de Reis, Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, Feira das Nações, Parada Cívico Militar, entre outras.
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Caetano do Sul
15ª – Arapongas (PR) - A população da cidade gira em torno de 119.138 pessoas, segundo o Censo de 2022, o que representa um aumento de 14,39% em comparação com o de 2010. Graças à força da indústria, do comércio e da qualidade dos serviços, o município, que tem mais de 120 mil habitantes, é um dos que mais se desenvolve no Paraná.
Foto: Reprodução de Youtube
16ª – Santa Bárbara dʼOeste (SP) - Com mais de 200 anos de fundação, a cidade faz parte da região do polo têxtil, onde há a maior concentração industrial de confecção do país, e as técnicas de agricultura foram trazidas no século XIX. Coronel William Hutchiinson Norris.
Foto: Heitor Carvalho Jorge/Wikimédia Commons
17ª - Araraquara (SP) - É formada pela sede e pelos distritos de Bueno de Andrada e Vila Xavier. Por lá, o local conta uma posição geográfica que a torna um importante centro econômico e de transporte, assim como um clima ameno. A cultura conta com festividades religiosas e animações.
Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo de SP
18ª – Americana (SP) - Localiza a Noroeste da capital do Estado, a cidade é impulsionada pelo setor têxtil e foi alvo de disputa de território entre Santa Bárbara D’Oeste e Campinas no início do século passado. O futuro promissor se reflete na atualidade e na qualidade de vida.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Americana
19ª – Paulínia (SP) - Em uma população estimada de 106.776 habitantes, a cidade é o maior polo petroquímico do Brasil. Assim, ela está em uma posição privilegiada próxima do Aeroporto Internacional de Viracopos e do complexo viário Anhanguera-Bandeirantes, da rodovia D.Pedro I.
Foto: wikimedia commons Richard Melo da Silva
20ª – Varginha (MG) - Depois de quase 30 anos da suposta aparição do ET, a cidade mineira segue na lista como uma das mais seguras do Brasil. Dessa forma, são 395 km² de extensão e mais de 120 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE.
Foto: Reprodução do site transportal.com.br/noticias
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução do site ferias.tur.br/fotogr