Famosa como a Kate de "Lost" (2004-2010) e a heroína Vespa nos filmes da Marvel, a atriz Evangeline Lilly completou 45 anos no dia 3/8. Ela já está aposentada e deixou uma carreira de sucesso principalmente na famosa série de TV, mas perdeu um papel importante por preconceito, assumido por ela mesma.
Foto: Divulgação
Nascida na província de Alberta, no Canadá. Lilly ganhou fama pelo papel da fugitiva Kate Austen, na famosa série de TV "Lost", seu primeiro grande sucesso. A atuação em "Lost" lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro, em 2006, como Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV.
Foto: Quinn Desilets - wikimedia commons
Criada por Jeffrey Lieber, J. J. Abrams e Damon Lindelof, a série exibida originalmente pela ABC ficou no ar entre 2004 e 2010, com 121 episódios em 6 temporadas.
Foto: Divulgação
Pouca gente sabe, mas Evangeline Lilly também fez algumas aparições na famosa série "Smallville" (foto), no início dos anos 2000, e também em "Kingdom Hospital", de 2004.
Foto: reprodução
Depois Evangeline se destacou no papel de Vespa nos filmes da Marvel "Homem-Formiga", de 2015; na continuação "Homem-Formiga e a Vespa", de 2018; e "Vingadores: Ultimato".
Foto: Divulgação
Só que a atriz já reconheceu que levou muito tempo a ingressar no universo dos super-heróis. Ela chegou a recusar o papel de Mulher Maravilha, como ela mesma admite, por puro preconceito.
Foto: Gage Skidmore wikimedia commons
"Eu tirava sarro do gênero, considerava-o uma forma mais baixa de entretenimento", disse, encarando uma polêmica com os fãs dos universos Marvel e DC.
Foto: Divulgação
O papel da super-heroína Mulher Maravilha caiu no colo da israelense Gal Gadot, que alcançou um novo patamar nos estúdios de cinema a partir da oportunidade.
Foto: Divulgação
Evangeline também recusou atuar na franquia dos X-Men, após sondagem feita por Hugh Jackman, o icônico Wolverine.
Foto: Divulgação
Antes de seguir carreira como atriz, Evangeline Lilly trabalhou como aeromoça e já declarou ter soltado "pum" na cara de passageiro. Mais uma atitude que rendeu críticas.
Foto: Divulgação
Em 2022, a atriz sofreu protestos dos fãs que pediram sua saída do Universo Cinematográfico da Marvel depois que ela se manifestou contra a vacina da Covid-19.
Foto: Divulgação
Na ocasião, ela pediu para que o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, topasse se reunir com pessoas que eram contra as restrições impostas pela doença e contra a obrigatoriedade da vacina.
Foto: Super Festivals/wikimedia commons
Uma curiosidade sobre a atriz é que ela chegou a cursar Relações Internacionais na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, antes do estrelato.
Foto: Divulgação
Para poder pagar seus estudos, a atriz canadense entrou em um casting da Ford, uma famosa agência de modelos.
Foto: Divulgação
Ela é uma ativista engajada em questões ambientais e já trabalhou com várias organizações dedicadas à conservação da natureza. Lilly também foi missionária nas Filipinas.
Foto: Divulgação
Em 2013, a atriz interpretou a elfa Tauriel em "O Hobbit: A Desolação de Smaug", parte da trilogia baseada na obra do escritor britânico J.R.R Tolkien.
Foto: Divulgação
"Guerra ao Terror" (2008), "Depois de partir" (2008) e "Gigantes de Aço" (2011) são outros filmes no currículo da atriz canadense.
Foto: Divulgação
Lilly também se aventurou na literatura. Ela lançou o livro infantil "Os Squickerwonkers", que foi publicado em 2013 e lançado na San Diego Comic-Con.
Foto: Divulgação/Wikipedia
Falando sobre sua vida amorosa, a atriz já namorou o ator Dominic Monaghan, que também fez Lost, e o jogador de hockey Murray Hone.
Foto: Divulgação
Desde 2010, Lilly vive um relacionamento com Norman Kali. Eles se conheceram no set de "Lost", moram juntos no Havaí e têm dois filhos.
Foto: Divulgação
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação