50 anos sem respostas
Carlos Ramires da Costa tinha 10 anos quando foi sequestrado de dentro de sua casa, no bairro de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 2 de agosto de 1973. O caso completou 50 anos nesta quarta-feira e segue sem solução. (01/09)
Foto: Reprodução
Caso emblemático
Carlinhos também faz parte de outra estatística: é a criança há mais tempo desaparecida do estado do Rio, segundo o programa SOS Crianças Desaparecidas, da Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA-RJ). (02/09)
Foto: Reprodução
Família
Carlinhos era filho de Maria da Conceição Ramires Costa e João Mello da Costa, dono da indústria farmacêutica Unilabor, e tinha mais seis irmãos. (03/09)
Foto: Reprodução
Noite do sequestro
Carlinhos assistia a TV com a mãe e quatro irmãos. Por volta das 20h ocorreu uma queda de energia, e um homem encapuzado invadiu a casa e pediu "criança mais nova que estava em casa". O homem levou Carlinhos após trancar a mãe com os demais no banheiro. (04/09)
Foto: Reprodução
Bilhete de resgate
O sequestrador deixou bilhete com instruções para o resgate, no valor de Cr$100 mil. A família conseguiu o dinheiro através de doações, devido à repercussão do caso. O dinheiro foi levado por João Costa, pai de Carlinhos, no dia, hora e local marcado. O menino nunca apareceu. (05/09)
Foto: Reprodução
Investigações
O pai de Carlinhos foi um dos suspeitos do crime, após um homem dizer que sequestrou o menino a mando de João. Outra teoria alegava que João forjou o sequestro do filho para conseguir dinheiro. Na época, ele passava por crise nos negócios. (06/09)
Foto: Reprodução
Mais teorias
Também especulou-se que o pai havia mandado afogar Carlinhos para que ele não revelasse o nome do sequestrador, pois o criminoso seria um funcionário de João. Assim, o menino poderia identificá-lo para a polícia. (07/09)
Foto: Reprodução
Informações
O caso segue sem pistas. Quem tiver informações sobre Carlinhos pode entrar em contato com SOS Criança pelo e-mail: sosfia@fia.rj.gov.br (08/09)
Foto: Reprodução
Acompanhe o Terra 🌎
Diariamente, o Terra traz conteúdos para te manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais. (09/09)
Foto: Getty Images