São Paulo 469 anos: Veja 12 curiosidades sobre a cidade

Capital faz aniversário nesta quarta-feira, 25 de janeiro

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Carlos Aranda

São Paulo faz 469 anos

São Paulo é o principal centro financeiro da América do Sul e a cidade mais populosa de todo o hemisfério sul. A capital também tem grande importância cultural e política.

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Felipe Reis

Culturas diversas

São Paulo possui o maior número de japoneses, libaneses e italianos fora dos países de origem. Só a população de japoneses e seus descendentes na capital é estimada em quase 40 mil.

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Maria Roberta Castilho

Nordestinos

A cidade tem um grande número de nordestinos e descendentes, em sua maioria baianos e pernambucanos. Por isso, São Paulo é considerada a maior cidade nordestina fora do Nordeste.

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Jonathan Borba

Avenida Paulista

A Avenida Paulista foi nomeada 'Avenida Carlos de Campos' em 1927 após a morte do governador. A população não gostou da mudança, e, em 1930, o local voltou a ter o nome original.

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Guilherme Stecanel

Ruas especializadas

São Paulo possui 59 ruas com comércios especializados. A José Paulino é especializada em moda. A 25 de Março vende quinquilharias. Na Rua da Consolação, há lojas de lustres e luminárias.

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Rafael de Nadai

Maior cemitério

Na zona leste da capital paulista, está o Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina. Mais de 1,5 milhão de pessoas estão enterradas no local, que foi inaugurado em 1949.

Foto: Divulgação/Memorial da Resistência de São Paulo

Maior terminal rodoviário

O Terminal Rodoviário do Tietê é o 2º maior do mundo. De lá, é possível viajar para centenas de cidades brasileiras e até para o exterior. A viagem mais longa disponível é para Lima, no Peru.

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Heron Rossato

Rinoceronte eleito

A população, insatisfeita com os candidatos a vereadores em 1959, elegeu Cacareco, uma rinoceronte do Zoológico Municipal com 100 mil votos. Na época, o voto ainda era manual.

Foto: Reprodução/Alesp

Tiro ao alvo

Os soldados da Revolução de 1932 usavam os vitrais do Mercado Municipal como alvo para treinar tiro. O Mercadão precisou passar por dois meses de obras para ser inaugurado em 1933.

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Nadine Marfut

Touradas

A Praça da República, no centro de São Paulo, já foi usada como uma arena para touradas e rodeios, há cerca de cem anos. Hoje, o local tem uma grande área verde e é um ambiente para lazer.

Foto: Divulgação/SPTuris/José Cordeiro

Amor por pizza

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, atrás apenas de Nova York. São cerca de 6 mil pizzarias na cidade e quase 1 milhão de pizzas feitas por dia.

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Pablo Pacheco

Aldeias indígenas

Dentro da capital, resistem, pelo menos, três aldeias indígenas. Uma tribo fica no Pico do Jaraguá. A Tenondé Porã e a Krukutu ficam em uma reserva no distrito de Parelheiros, no sul de São Paulo.

Foto: Arquivo/André Lucas Almeida / Futura Press

Acompanhe no Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Draga Work