5 polêmicas e desacertos do governo Lula

Com cerca de 150 dias de governo, veja o que já deu o que falar.

Foto: Reprodução/Facebook/@Lula

Acertos e desacertos

O governo Lula caminha em direção aos seus primeiros 150 dias. Até agora, foram aprovadas medidas significativas no Bolsa Família, no reajuste de bolsas de estudo e pesquisa e na política externa, por exemplo. Mas também aconteceram desacertos, como... (1/7)

Foto: Estadão Conteúdo

Marco do Saneamento

O governo tentou flexibilizar as regras do novo marco legal do saneamento, em vigor desde 202. Mas a Câmara derrubou as mudanças, no que foi a 1ª derrota no Congresso. (2/7)

Foto: Estadão Conteúdo

'Voa, Brasil'?

O ministro Márcio França (Portos e Aeroportos) anunciou um projeto que ofertaria passagens aéreas a R$ 200. Mas a medida não estava alinhada com o governo. O episódio rendeu uma bronca de Lula. (3/7)

Foto: Estadão Conteúdo

Fim do saque-aniversário

O ministro Luiz Marinho (Trabalho) disse que pretendia acabar com o saque-aniversário do FGTS. Após repercussão negativa, ele voltou atrás e defendeu "amplo debate" sobre o tema. Ainda não foi anunciada nenhuma mudança. (4/7)

Foto: Estadão Conteúdo

Exploração na Amazônia

Após o Ibama negar pedido da Petrobras para realizar atividade de perfuração na bacia da foz do rio Amazonas, Lula falou em "direito de explorar a diversidade da Amazônia" por "sobrevivência" - da floresta e da humanidade. Ativistas criticaram. (5/7)

Foto: Reprodução/Ibama

Crise no MMA

O governo se elegeu com a causa ambiental entre suas pautas, mas uma comissão do Congresso que trata da MP de reestruturação ministerial aprovou versão do texto que esvazia poderes do Ministério do Meio Ambiente. (6/7)

Foto: Estadão Conteúdo

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes sociais. (7/7)

Foto: Estadão Conteúdo