1 - Por que foi denunciado?
Segundo a denúncia, Bolsonaro lidera uma organização que articulou um plano golpista desde 2021, culminando com a criação da minuta do golpe na eleição de 2022. A PGR diz ainda que ele tinha conhecimento de um plano para matar Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes.
Foto: Reuters
2 - Quais são os crimes?
Liderança de organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de Estado; Dano qualificado por violência e grave ameaça contra o patrimônio da União; Deterioração de patrimônio tombado.
Foto: Deutsche Welle
3 - Qual a pena máxima?
Bolsonaro pode pegar até 46 anos de prisão se for condenado em pena máxima pelos cinco crimes pelos quais foi denunciado.
Foto: Reuters
4 - O que diz Bolsonaro?
A defesa disse que recebeu a denúncia com "estarrecimento e indignação". "O presidente jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam", afirmaram os advogados de Bolsonaro.
Foto: João Miguel Júnior/Globo
5 - Quem foi denunciado?
Além de Bolsonaro, foram citadas 33 pessoas, entra elas os generais Augusto Heleno e Braga Netto (foto), Almir Garnier Santos (ex-comandante da Marinha), Mauro César Barbosa Cid (ex-ajudante de ordens de Bolsonaro), Silvinei Marques (ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal), Anderson Torres (ex-ministro da Justiça) e Alexandre Ramagem (ex-chefe da Abin).
Foto: Reuters
6 - Bolsonaro já é réu?
Não. O relator do caso no STF, ministro Alexandre de Moraes (foto), vai encaminhar para a 1ª Turma, que decidirá se aceita ou não a denúncia. Se for acolhida, Bolsonaro vira réu. Senão, o caso é arquivado.
Foto: Estadão Conteúdo
7 - Quem vai julgá-lo?
Se a denúncia for aceita, o caso entra na fase de instrução penal. O regimento do STF prevê que o caso seja julgado pela própria 1ª Turma (que conta com 5 ministros), mas há uma vertente no Supremo que defende que o processo seja julgado no plenário, ou seja, pelos 11 ministros.
Foto: Dvulgação/Luiz Silveira/Ag. CNJ
8 - Quando será julgado?
O acolhimento ou não da denúncia deve ocorrer em 15 dias. Já o julgamento do mérito não tem data para ocorrer e só será realizado após ser pautado pelo relator. A expectativa é que o julgamento ocorra ainda em 2025, para não interferir no processo eleitoral de 2026.
Foto: Agência Brasil
9 - Bolsonaro pode ser preso agora?
Não. Uma pessoa só pode ser presa no final de um processo, caso haja condenação e tenham se esgotado todos os recursos. Pode ser presa antes disso (preventiva), mas só em flagrante ou se a Justiça entender que ela apresenta perigo para a sociedade ou pode atrapalhar o andamento do processo.
Foto: Reuters
10 - Pode concorrer em 2026?
Independentemente da denúncia da PGR, Bolsonaro já estava inelegível até 2030. Em junho de 2023, ele foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação na eleição de 2022.
Foto: Estadão Conteúdo
Acompanhe o Terra!
O Terra traz diariamente conteúdo diverso para você ficar bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.
Foto: João Miguel Júnior/Globo