Afastado
Eduardo Appio foi afastado da função de juíz da Lava Jato
Foto: Perfil Brasil
O que aconteceu ?
TRF-4 julgou um processo presente na Corregedoria Regional que investiga responsabilidade de Appio sobre um acesso a um número de telefone supostamente utilizado para ameaçar um desembargador federal.
Foto: Divulgação
O que diz o Tribunal ?
A decisão atende a um ofício do desembargador federal Marcelo Malucelli, que afirmou que o filho dele, João Malucelli, recebeu uma ligação telefônica com "ameaças". João é sócio do ex-juiz Sergio Moro. O Tribunal diz que há indícios de que o Appio tenha feito o telefonema.
Foto: Divulgação
Proximidade com Lula
Appio afirmou ter usado a expressão "LUL22" como sigla de acesso aos sistemas da Justiça Federal no Paraná. Ele justificou que usou o termo como uma forma de "protesto contra uma prisão que considerava ilegal".
Foto: Estadão Conteúdo
Punições
O Tribunal determinou que Appio terá que ser afastado e deve ter eletrônicos utilizados no trabalho, incluindo notebook e celular, apreendidos e encaminhados para perícia.
Foto: Divulgação
O que diz Appio
Sobre a decisão, Happio disse não saber de nada a respeito da determinação do colegiado. Ele terá um prazo de 15 dias para apresentar a defesa.
Foto: Divulgação
Quem é
O juiz federal Eduardo Appio estava a frente da 13ª Vara Federal de Curitiba, que cuida dos processos da findada Operação Lava Jato.
Foto: Divulgação
Parecer PF
A força-tarefa foi encerrada em 2021, mas ainda há ações remanescestes.
Foto: Polícia Federal
Sergio Moro
A operação ficou famosa por apurar escândalos de corrupção, conhecido como 'petrolão', comandada por Sergio Moro, hoje senador federal.
Foto: Estadão Conteúdo
Carreira
Appio tem uma carreira longa no judiciário: com mais de 20 anos de atuação, já foi promotor de Justiça no Paraná e juiz de Direito no Rio Grande do Sul.
Foto: Reprodução
Críticas à Lava Jato
O juiz federal já deu declarações com muitas críticas à Lava Jato e à atuação de Moro. Em 2021, ele escreveu um artigo defendendo um argumento usado pela defesa de Lula, um dos alvos da operação.
Foto: Jonathan Ernst
Fã de Zanin
Appio ainda declarou ser "grande fã" de Cristiano Zanin, advogado do líder petista e que o defendeu na Lava Jato, em um programa do YouTube.
Foto: Agência Brasil
Acompanhe no Terra 🌎
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.
Foto: Estadão Conteúdo