O que aconteceu ?
O empresário Joveci Xavier de Andrade, um dos donos da rede de mercados Melhor Atacadista, foi preso na 25ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada na manhã desta quinta pela Polícia Federal.
Foto: Divulgação/PF
Suspeito de financiamento
Ele é suspeito de financiar com alimentos e doações em dinheiro um acampamento bolsonarista, que ficava em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília.
Foto: Reprodução: TV Senado
CPI
Na CPI dos Atos Antidemocráticos, no ano passado, ele negou participação nos ataques, mas disse que esteve no local dos atos no dia 8 de janeiro.
Foto: Reprodução: TV Senado
Alimentos e água
A Polícia Civil do DF afirmou que o empresário forneceu alimentos e água para os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de pagar parte dos banheiros químicos instalados na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Apoio a Bolsonaro
Segundo a Polícia, durante as campanhas eleitorais de 2022, ele teria contratado outdoors em Brasília com o objetivo de fazer campanha a favor de Bolsonaro, que buscava a reeleição.
Foto: Reuters
Lesa Pátria
Operação busca identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando a Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi invadida e depredada.
Foto: Estadão Conteúdo
Bens bloqueados
Na operação, também foi determinado o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados. No entanto, ainda não foi divulgado se o empresário teve valores bloqueados.
Foto: Reprodução: Estadão Conteúdo
25ª fase da Operação
Essa é a 25ª fase da Operação Lesa Pátria. No total, a PF cumpre 34 mandados judiciais expedidos pelo STF. Destes, 24 são de busca e apreensão, três são de prisão preventiva e sete de monitoramento eletrônico.
Foto: Reprodução: Polícia Federal
Acompanhe o Terra
O Terra traz diariamente conteúdo diverso para você ficar bem informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.
Foto: Reprodução: Polícia Federal