Quem é o ex-BBB citado pela Abin por lucro com ataques do 8 de janeiro

Adriano Castro parabenizou invasores em live

Foto: Reprodução/YouTube/DIDI RED PILL

Relatório da Abin

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elaborou uma série de relatórios detalhando a participação de influenciadores nos atos de 8 de janeiro em Brasília. (01/08)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lucro

Os relatórios ainda apontam que esses influenciadores lucraram com conteúdo sobre o ocorrido. O ex-BBB Adriano Castro é citado nos documentos. (02/08)

Foto: Reprodução/ YouTube

Quem é Adriano Castro?

O artista plástico é conhecido pelo apelido "Didi Red Pill" e conta com um canal no YouTube com mais de 223 mil inscritos, número que aumentou depois dos atos, segundo a agência. (03/08)

Foto: Reprodução/ YouTube

Big Brother Brasil

Adriano participou da primeira edição do reality global, e foi responsável por cunhar o termo "paredão" no jogo - ainda hoje usado nas eliminações. (04/08)

Foto: Reprodução/ TV Globo

Janeiro de 2023

Segundo a Abin, ele participou da invasão das sedes dos Três Poderes e realizou transmissões ao vivo desses eventos. Adriano vende seu canal como "a voz do povo". (05/08)

Foto: Estadão Conteúdo

Canal ativo

Em uma live, ele parabenizou os atos e justificou a violência empregada. O vídeo foi deletado, mas o canal segue ativo. A última postagem ocorreu em 1º de julho deste ano. (06/08)

Foto: Reprodução/ YouTube

Redes sociais

Tanto no YouTube quanto no Instagram, Adriano segue publicando sobre política,. As imagens que ele posta são sinalizadas como informação falsa. (07/08)

Foto: Reprodução/ YouTube

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais. (08/08)

Foto: Reprodução/ YouTube