Quem é Silvinei Vasques e quais as acusações contra o ex-diretor da PRF
Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Detido pela PF
Vasques foi preso preventivamente na Operação Constituição Cidadã, que investiga suposta interferência no segundo turno das eleições de 2022. Ele estava em Florianópolis e deve ser transferido para Brasília. (01/09)
Foto: Reprodução/Instagram
A operação
De acordo com as investigações, integrantes da PRF teriam direcionado recursos humanos e materiais com o objetivo de dificultar o trânsito de eleitores, sobretudo no Nordeste, no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições. (02/09)
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Acusações
Silvinei é alvo de investigação pelas blitzes da PRF no 2º turno e pela conduta omissa nos bloqueios de rodovias após Lula ser eleito. Também é acusado de improbidade administrativa e uso indevido do cargo para beneficiar a candidatura de Bolsonaro. (03/09)
Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Chefia da PRF
Ele assumiu o posto de diretor-geral da PRF em abril de 2021, quando o então presidente Jair Bolsonaro deu posse a Anderson Torres no Ministério da Justiça. Vasques se aposentou no ano passado, aos 47 anos. (04/09)
Foto: Reprodução/Instagram
Quem é o ex-diretor?
Paranaense, Vasques entrou na PRF em 1995. Nesse período, foi coordenador-geral de operações e secretário municipal de segurança e defesa social de São José (SC). Além disso, foi superintendente da PRF em SC e superintendente da PRF no RJ. (05/09)
Foto: Reprodução/Instagram
Aliado do ex-presidente
Às vésperas do 2º turno, Vasques chegou a usar sua conta em uma rede sociais para pedir voto para Bolsonaro. Antes do 1º turno, ele presentou o ex-ministro da Justiça Torres com uma camisa do Flamengo com o número 22, usado por Bolsonaro nas urnas. (06/09)
Foto: Reprodução/Instagram
Medalha
Em março de 2022, Vasques foi condecorado com a medalha de Ordem do Mérito, do Ministério da Justiça. Segundo o governo, o objetivo da condecoração é agraciar autoridades que prestam notáveis serviços. (07/09)
Foto: Reprodução/Instagram
Extinção de comissões
Comissões de Direitos Humanos da PRF foram extintas, em portaria assinada por Vasques, pouco antes do caso Genivaldo, que morreu asfixiado dentro de uma viatura. As comissões monitoravam processos disciplinares contra agentes da corporação. (08/09)
Foto: Reprodução/Instagram
Acompanhe no Terra 🌎
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes sociais. (09/09)
Foto: Reprodução/Instagram