Troca de poderes
Iniciado no dia 3 de novembro, o processo de transição do governo envolve membros das equipes de ambos os lados: de Bolsonaro e de Lula. (01/25)
Foto: Reprodução
Deixar tudo pronto
A equipe deve se inteirar da estrutura de órgãos e entidades da administração pública federal e preparar os primeiros atos do novo governo, editados já no primeiro dia do ano. (02/25)
Foto: Poder360
Líderes das equipes
Do lado do petista, quem coordena a transição é o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). Já do Bolsonaro, o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil). (03/25)
Foto: REUTERS
Equipe selecionada
Os trabalhos serão feitos na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Por lei, o governo eleito tem direito a 50 cargos para a transição (04/25)
Foto: Poder360
Quase 300 nomes
Alckmin já anunciou 292 integrantes para compor a equipe do governo de transição, indicados para 30 grupos temáticos. Veja destaques entre os confirmados. (05/25)
Foto: Reprodução/Youtube
Janja
A futura primeira-dama do Brasil irá coordenar os preparativos da posse presidencial e será a responsável pelas decisões da cerimônia de 1º de janeiro. (06/25)
Foto: Flipar
Aloizio Mercadante
O ex-ministro deve coordenar os trabalhos dos grupos técnicos da transição. Ex-senador, Mercadante coordenou o programa de governo de Lula na campanha deste ano. (07/25)
Foto: Estadão Conteúdo
Simone Tebet
A senadora do MDB irá atuar na área de Desenvolvimento Social e Combate à Fome durante a transição. Com ela, foram confirmados também Marcia Lopes, Tereza Campello, André Quintão, Reinaldo Takarabe e Renato Maluf. (08/25)
Foto: Estadão Conteúdo
Bela Gil
A ativista, apresentadora e filha do cantor Gilberto Gil também foi nomeada para o grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Atualmente ela é vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico. (09/25)
Foto: Reprodução/Instagram
'Pais' do Real
Alckmin anunciou o grupo técnico de Economia na transição. Entre eles estão: André Lara Resende, Pérsio Arida e Guilherme Mello, além do ex-ministro Nelson Barbosa. (10/25)
Foto: BM&C News
Grupo da Saúde
No total, foram escalados 12 nomes para o grupo. Entre eles estão os ex-ministros Alexandre Padilha, Arthur Chioro, José Gomes Temporão e Humberto Costa (11/25)
Foto: Estadão Conteúdo
Guilherme Boulos
Deputado federal eleito por São Paulo, Boulos construiu sua vida pública na militância por habitação e atuará na grupo voltado para o tema, de Cidades e Habitação. (12/25)
Foto: REUTERS
Cidades
Outras 10 pessoas compõem o grupo, como, o ex-governador Márcio França, a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato e o ex-secretário de habitação do DF Geraldo Magela. (13/25)
Foto: Reprodução/Instagram/@marciofrancasp
Gleisi Hoffmann
A deputada e presidente do PT, integra o Conselho Político do governo de transição e coordena a articulação política. Gleisi também foi uma das coordenadoras da campanha de Lula. (14/25)
Foto: Estadão Conteúdo
Floriano Pesaro
O ex-deputado federal Floriano Pesaro deverá cuidar de todo o processo administrativo e executivo da transição de governo. (15/25)
Foto: Divulgação
Guido Mantega
Ex-ministro da Fazenda nos dois governos de Lula, Guido Mantega será um dos integrantes do grupo Planejamento, Orçamento e Gestão na transição do governo. (16/25)
Foto: Antonio Araújo/Câmara dos Deputados
Planejamento, Orçamento e Gestão
Ainda estão no grupo o deputado federal Enio Verri, a economista e professora Esther Duek e o presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Corrêa de Lacerda. (17/25)
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Indústria, Comércio e Serviços
A pasta terá o ex-governador Germano Rigotto (RS); Rafael Lucchesi (Senai); o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM); Jackson Schneider (Anfavea); e Luciano Coutinho (ex-BNDES). (18/25)
Foto: Divulgação
Maria do Rosário
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e o advogado Silvio Almeida estão entre os sete integrantes indicados para o grupo voltado aos Direitos Humanos. (19/25)
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Anielle Franco
Irmã da vereadora assassinada Marielle Franco, integrará o grupo voltado às mulheres. Também estão: Roseli Faria, Roberta Eugênio, Maria Helena Guarezi, Eleonora Menicucci e Aparecida Gonçalves. (20/25)
Foto: Divulgação/Twitter/Anielle Franco
Grupo do Esporte
Farão parte da equipe de transição na área de Esporte a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, o ex-jogador de futebol Raí e a atleta paraolímpica Verônica Silva Hipólito. No total, há 9 nomes indicados. (21/25)
Foto: LANCE!
Isabel Salgado
Apoiadora da candidatura de Lula, a pioneira do vôlei de praia e medalhista de ouro integraria o grupo de esportes, mas morreu na quarta-feira, 16. Ela segue citada, in memorian. (22/25)
Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Educação
Estão no grupo Andressa Pellanda, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; a socióloga Neca Setúbal; o ex-secretário Gilberto Kassab e Priscila Cruz, do Todos pela Educação, além de Henrique Paim. (23/25)
Foto: Reprodução | Redes Sociais
Novos nomes
No dia 16, Alckmin revelou os últimos nomes da transição. A lista inclui André Janones e Marina Silva. Ao todo, são 16 novos grupos técnicos que somam 162 participantes. (24/25)
Foto: Estadão Conteúdo
Acompanhe o Terra
Todos os dias, a equipe do Terra produz conteúdos para te informar sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (25/25)
Foto: BBC News Brasil