Tapete rasgado e sumiço de obras: Janja mostra danos no Palácio do Alvorada

Edifício histórico é tombado e passou por restauração de R$ 18 milhões em 2006

Foto: Divulgação/Governo Federal

Residência oficial

A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, mostrou os danos ao mobiliário, janelas e outras partes do Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente, que também é um patrimônio tombado. (01/09)

Foto: Divulgação/Governo Federal

Entrevista

A primeira-dama mostrou o local em entrevista concedida à GloboNews, exibida nesta quinta-feira, 5. Janja usou um livro de fotografias sobre o Palácio, feito após a restauração de 2006, para comparar o antes e depois do local. (02/09)

Foto: Reprodução/GloboNews

Piso

O assoalho solto, com aparência danificada, chama atenção na Sala de Estado, local utilizado para reuniões oficiais do governo. (03/09)

Foto: Reprodução/GloboNews

Tapeçaria

Tapete furado e sofá rasgado também estão entre os itens de mobiliário danificados. Janja também relatou que obras de arte que fazem parte do local não foram encontradas e ainda não se sabe onde estão. (04/09)

Foto: Reprodução/GloboNews

Janelas

Em outro trecho, é possível ver infiltrações próximas às janelas e o vidro de uma das esquadrarias trincado. Segundo Janja, imagens de drone mostraram a presença de danos no telhado. (05/09)

Foto: Reprodução/GloboNews

Luminosidade

Um quadro foi colocado foi retirado do seu local original e colocado em sala com exposição ao sol. Ele acabou desbotando. E, segundo Janja, provavelmente será restaurado. (06/09)

Foto: Reprodução/GloboNews

Falta de cuidado

A mesa da Sala de Banquete, onde o presidente recebe chefes de Estado e organiza jantares oficiais, está deteriorada. Os danos ao palácio chamam atenção já que ele foi restaurado em 2006, durante o governo Lula. Uma obra de R$ 18 milhões que levou mais de um ano para ser concluída. (07/09)

Foto: Reprodução/GloboNews

Visitação

Janja pretende abrir novamente o primeiro andar do palácio para visitação. Outro objetivo é tombar os móveis e obras que pertencem ao prédio "para que não aconteça mais isso, de um governante chegar e retirar as coisas que são patrimônio do Estado brasileiro", disse. (08/09)

Foto: Reprodução/GloboNews

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes. (09/09)

Foto: Divulgação/Governo Federal