A informação faz parte de um novo mapeamento digital feito no país asiático. O relatório anterior usado pela Guarda Costeira - feito há 35 anos - apontava 6.852 ilhas.
Foto: Domínio público
Mas o novo mapa, com tecnologia avançada, mostra 14.125 ilhas japonesas. Entretanto isso não significa que o Japão aumentou de tamanho. Na verdade a área territorial continua a mesma.
Foto: Nasa
As 7 mil ilhas a mais se tornaram "visíveis" por causa de avanços tecnológicos nas pesquisas de dados. Foram contadas todas as áreas naturais de terra com uma circunferência de pelo menos 100 metros.
Foto: Creative Commons
O Japão fica na Ásia Oriental, a leste do Mar do Japão, China, Coreia do Norte e Rússia. Estende-se desde o Mar de Okhotsk, ao norte, até o Mar da China Oriental e Taiwan, ao Sul.
Foto: Peter Fitzgerald, wikimedia commons
A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões, como, por exemplo, os Alpes japoneses (foto) e o Monte Fuji.
Foto: Σ64 - wikimedia commons
O arquipélago do Japão se estende por 2.800 km do norte ao sul. Do total de ilhas, 426 são habitadas.
Foto: Imagem de Armin Forster por Pixabay
Veja as principais ilhas desse país insular que sempre atraiu a atenção no planeta.
Foto: Kanerori por Pixabay
Ilha de Honshu - Com 225.800 km², é a maior ilha do Japão, abriga o Monte Fuji e inclui a Região Metropolitana de Tóquio. Tem cinco regiões com 34 prefeituras.
Foto: Imagem de P J Leonard por Pixabay
A principal cidade de Honshu, portanto, é a própria capital japonesa: Tóquio. Com 13,5 milhões de habitantes, a cidade fundada em 1457 tem cerca de 13 milhões de habitantes.
Foto: Morio wikimedia commons
Ilha de Hokkaido - Com 83.423 km², é a segunda maior ilha do Japão e a mais ao norte. Separa-se de Honshu pelo Estreito de Tsugaru. Tem 5 vulcões ainda ativos e concentra florestas muito bem preservadas que são parques nacionais.
Foto: Imagem de Jason Goh por Pixabay
A principal cidade de Hokkaido é Sapporo, a quinta maior do país. Com 401 mil habitantes, é conhecida por sediar os Jogos Olímpicos de 1972 e por realizar, anualmente, o Festival de Neve de Sapporo. O distrito de Susukino (foto) é a área badalada do entretenimento.
Foto: Chatama wikimedia commons
Ilha de Kyushu - Com 36.782 km², é a terceira maior ilha do Japão. Tem vulcões ativos, entre eles o Monte Kuju, cujo entorno tem uma das mais famosas fontes termais do país: a de Beppu, na costa leste.
Foto: Imagem de Donggoo Lee por Pixabay
A principal cidade de Kyushu é Miyzaki, com 398 mil habitantes. Fica no distrito de Aoshima e ganhou esse status de município em 1924.
Foto: Sanjo wikimedia commons
Ilha de Shikoku - Com 18,2 km², é a menor e a menos populosa das principais ilhas do Japão. A ilha é cortada ao meio por montanhas. Ao norte, maior concentração populacional; e ao sul saída para o Oceano Pacífico, menos habitada.
Foto: Imagem de greennote por Pixabay
A principal cidade de Shikoku é Tokushima. Com 267 mil habitantes, é considerada um município desde 1889. Do topo do Monte Bizan se tem uma bela vista da paisagem.
Foto: 663highland - wikimedia commons
Uma curiosidade: em área japonesa existe um arquipélago que está sob domínio da Rússia. São as Ilhas Curilas do Sul, que vão desde a península de Camecháteca, na Rússia, até Hokkaido, no Japão. O arquipélago tem 56 ilhas vulcânicas.
Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons
E o Japão também tem uma parte que é reivindicada pela China. São as Ilhas Senkaku. O arquipélago, que chegou a ser dominado pelos EUA na II Guerra Mundial, foi devolvido ao Japão, mas atraiu interesse da China nos anos 1970 por causa de reservas de petróleo. O arquipélago fica no Mar da China Oriental.
Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons
Por outro lado, o Japão também reivindica a soberania sobre as chamadas Ilhas Dodko, onde ficam os Rochedos de Liancourt, hoje pertencentes à Coreia do Sul. A região tem importante valor ecológico.
Foto: meojin wikimedia commons
De dia ou de noite, o Japão tem belas paisagens, combinando natureza e urbanismo.
Foto: Imagem de Kanenori por Pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Site Geology