De dono da 3ª maior cervejaria do País a foragido na Lava Jato

Conheça Walter Faria, do Grupo Petrópolis, que pediu recuperação judicial.

Foto: VALÉRIA GONÇALVEZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/

Cervejaria em apuros 🍺

Com dívidas que somam R$ 4,2 bilhões, a Cervejaria Petrópolis, dona de marcas como Itaipava e Crystal, entrou com pedido de recuperação judicial na segunda-feira, 27.

Foto: Divulgação

Por trás do império 🏯

O homem que está por trás do Grupo Petrópolis se chama Walter Faria. De vendedor nas ruas de São Paulo, usando uma charrete, Faria se tornou dono da 3ª maior cervejaria do País, foi alvo da Operação Lava Jato e agora pode ver seu império ruir.

Foto: Reprodução

Evolução rápida 📈

Faria nasceu em uma família humilde, do interior paulista, e começou a trabalhar com 10 anos de idade. Nos anos 90, se tornou distribuidor do grupo Schincariol. Ainda no final da mesma década, ele conseguiu comprar a sua própria cervejaria, a Petrópolis.

Foto: Divulgação

Lava Jato ⚖

Walter Faria foi alvo da Operação Lava Jato, após executivos da Odebrecht admitirem que usavam a Itaipava para lavagem de dinheiro. O montante movimentado no esquema envolvendo a cervejaria chegou a R$ 329 milhões, segundo as investigações.

Foto: Reprodução

Foragido e preso 🔒

Denunciado por 12 crimes de lavagem de dinheiro, Faria chegou a ser tido como foragido por não se apresentar à polícia em 2019. O empresário acabou se entregando e ficou preso por quatro meses.

Foto: Grupo Petrópolis/Divulgação

Investigações anuladas ❌

Walter Faria acabou sendo beneficiado pela decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribuanl Federal (STF), que considerou o ex-juiz Sergio Moro parcial em suas decisões sobre o empresário.

Foto: Reprodução

Onda de recuperações 🌊

Agora, Walter Faria deve voltar aos noticiários, a partir da recuperação judicial do Grupo Petrópolis. A empresa é mais uma em meio à onda de recuperações judiciais que o País deve viver este ano.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Terra!

Diariamente, o Terra traz conteúdos para te informar. Acesse o site e as nossas redes sociais.

Foto: Divulgação/Grupo Petrópolis