Cidades brasileiras com as maiores taxas de homicídios

Levantamento do Atlas da Violência inclui 7 municípios da Bahia na lista; confira

Foto: Estadão Conteúdo

Nordeste

Das 20 cidades mais violentas do Brasil, 16 estão no Nordeste, com destaque para a grande presença de municípios da Bahia. De acordo com a publicação, a violência está relacionada principalmente à disputa pelo crime organizado e tráfico de drogas.

Foto: Estadão Conteúdo

Bahia

Santo Antônio de Jesus (BA) é a cidade mais violenta do Brasil, com 94,1 homicídios por 100 mil habitantes. Outros municípios baianos no top 10 são Jequié, Simões Filho, Camaçari, Juazeiro, Feira de Santana e a capital do Estado, Salvador.

Foto: Estadão Conteúdo

Restante do top 10

Fora da Bahia, Altamira (PA), Sorriso (MT) e Cabo de Santo Agostinho (PE) são os municípios que também foram classificados como os mais sangrentos do País pelo Atlas.

Foto: Estadão Conteúdo

Capitais

Salvador (BA) é a capital mais violenta do País, com 66,4 homicídios por 100 mil habitantes, e a única capital estadual no top 10. Macapá (AP), que antes liderava o ranking, teve 55,8 mortes por 100 mil habitantes e ocupa o segundo lugar, na edição de 2024.

Foto: Estadão Conteúdo

Taxas mais baixas

Jaraguá do Sul (SC) possui a menor taxa de homicídios entre as cidades médias e grandes, com 2,2 homicídios por 100 mil habitantes, seguido por Atibaia e Botucatu, ambas em São Paulo.

Foto: Estadão Conteúdo

Atlas da Violência

O Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Ipea e FBSP, utiliza dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, para analisar e divulgar as taxas de homicídios nas cidades brasileiras.

Foto: Estadão Conteúdo

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Estadão Conteúdo