Construção da cúpula da Catedral de Florença começou há 604 anos

O dia 7 de agosto de 1420 marcou o começo da construção da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, que fica em Florença, na Itália. Ou seja, há 64 anos.

Foto: darrenquigley32 por Pixabay

Mais conhecida como o Duomo de Florença, é das mais famosas igrejas do mundo, conhecida pela inconfundível cúpula redonda de 54m de altura. A fachada tem mosaicos de mármore coloridos em estilo neogótico.

Foto: Rnt20 wikimedia commons

A Itália tem forte tradição religiosa, com igrejas que conjugam arquitetura e arte de grande beleza. Conheça catedrais belíssimas da Itália!

Foto: Iafiguradelpadre Congreso wikimedia commons

Catedral de Milão: Uma das mais célebres construções góticas da Europa. Tem 157m de comprimento por 109m de largura, com 136 pontas de mármore. Tem 5 naves com até 45m de altura. Sua construção começou em 1386 e só foi finalizada em 1813.

Foto: Jiuguang Wang wikimedia commons

Basílica Superga, Turim: Construída entre 1717 e 1731, no topo da colina de Superga. Foi encomendada por um nobre, em memória à vitória sobre tropas francesas que cercaram a colina em 1706.

Foto: Rollopack wikimedia commons

Igreja de Santo Inácio de Loyola, Roma: Dedicada ao santo fundador da Companhia de Jesus. Construída entre 1626 e 1650, funcionou inicialmente como capela anexa à Universidade Romana.

Foto: Tetrakys wikimedia commons

Basílica de Santa Croce, Florença: Igreja franciscana, é uma das principais basílicas do mundo. Inaugurada em 1294. Apelidada de Panteão das Glórias Italianas porque nela estão os túmulos de ilustres italianos: Michelangelo, Galileu, Maquiavel e Rossini.

Foto: Bruno Barral wikimedia commons

Santuário de Santa Maria da Ilha, Tropea: A cidade litorânea fica na Calábria. E o santuário foi erguido no alto de uma rocha gigantesca à beira do mar. Construída entre os séculos VI e IX, era um mosteiro.

Foto: Walter Della Schiava wikimedia commons

Capela Scrovegni, Pádua: A igreja é pequena, de aparência modesta, mas possui afrescos do artista plástico Giotto, feito entre 1304 e 1306, que é uma das mais importantes obras-primas da arte no Ocidente. Os afrescos são Patrimônio Mundial (Unesco).

Foto: Andrea Piroddi wikimedia commons

Catedral de Palermo: Dedicada à Assunção da Virgem Maria. Construída em 1185 na área onde ficava uma basílica bizantina anterior.

Foto: Gabriele Giuseppini wikimedia commons

Catedral de Lecce: Dedicada à Assunção da Virgem Maria. Construída em 1144, passou por reforma em 1230 e 1659. Tem 12 capelas laterais, cada um dedicada a um santo.

Foto: Lupiae wikimedia commons

Igreja da Santissima Annunziata, Vico Equense: Construída entre 1320 e 1330. A igreja é famosa por sua localização em um promontório rochoso, com vista para o mar, a Baía de Nápoles e o Monte Vesúvio.

Foto: Amadalvarez wikimedia commons

Igreja de Sant'Ivo alla Sapienza, Roma: Construída entre 1642 e 1660 em estilo barroco. Tem uma lanterna em forma de saca-rolhas que é atração.

Foto: Domínio público

Catedral de Noto, Sicília: É dedicada a São Nicolau. Começou a ser erguida no início do século XVIII, na reconstrução da região após o terremoto devastador de 1693. Foi concluída em 1776.

Foto: Federico Alfio Maria Vinci wikimedia commons

Catedral de Orvieto: Sua construção começou em 1290 e durou três séculos, com um estilo que evolui do românico para o gótico. Sua fachada é decorada por mosaicos de ouro.

Foto: Livioandronico2013 wikimedia commons

Arquibasílica de São João de Latrão, Roma: A mais antiga entre as cinco basílicas papais no mundo e a mais antiga igreja do Ocidente (inaugurada em 324). Tem estilo barroco.

Foto: Martin Falbisoner wikimedia commons

Catedral de Siena: Construída entre 1215 e 1263, tem uma lanterna na cúpula que foi projetada por Bernini, um dos mais prestigiados artistas plásticos da história. A fachada representa profetas, filósofos e apóstolos.

Foto: Myrabella wikimedia commons

Basílica de Santo Antônio de Pádua: Construída entre 1234 e 1238, tem uma mistura de estilos em que predominam o gótico e o românico. Suas cúpulas revelam a influência bizantina. O interior tem altares renascentistas e barrocos.

Foto: Didier Descouens wikimedia commons

Catedral de San Lorenzo, Gênova: Erguida em 1118 em estilo românico, foi destruída pelo fogo em 1296 e passou por restauração até 1312. Aos poucos, recebeu decorações e novas reformas.

Foto: Jensens wikimedia commons

Basílica de Santa Anastásia, Verona: Igreja da Ordem Dominicana situada na parte velha de Verona, perto da Ponte Pietra, que atravessa o rio Adige. Construída entre 1280 e 1400.

Foto: David Monniaux wikimedia commons

Basílica de São Marcos, Veneza: Uma das igrejas mais famosas do mundo, tem arquitetura bizantina. Construída na Praça de São Marcos, ao lado do Palácio dos Doges entre 1071 e 1617. Os Cavalos de São Marcos, na fachada, são réplicas dos originais, que estão guardados.

Foto: Nino Barbieri wikimedia commons

Catedral de Nápoles: Idealizada pelo rei Carlo I d'Angiò, que morreu em 1285 sem vê-la concluída. Dedicada ao padroeiro da cidade, São Januário. Fica acima de catacumbas que contêm vestígios de antigas civilizações grega, romana e cristã.

Foto: Berthold Werner

Basílica de São Francisco, Assis: Igreja-mãe da Ordem Franciscana e Patrimônio da Humanidade (desde 2000). Nela estão os restos mortais (relíquias) do santo. Teve o teto danificado por terremoto em 1997 e passou por restauração.

Foto: Georges Jansoone wikimedia commons

Catedral de Módena: Uma das igrejas de arte românica mais importantes da Europa. Patrimônio Mundial da Humanidade. A fachada tem relevos notáveis de figuras bíblicas.

Foto: I Sailko wikimedia commons

Catedral de Pisa: Inaugurada em 1092. Dedicada à Virgem Maria. Igreja em estilo românico toscano. Forma com a Torre de Pisa o Complexo Arquitetônico Piazza dei Miracoli. Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Foto: Tetrakys wikimedia commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: darrenquigley32 por Pixabay