Cristo Redentor: Veja a história de uma das sete Maravilhas do mundo moderno
Foto: flickr Just a Brazilian man
Erguido a 710 metros de altura no topo do Corcovado, o Cristo Redentor é um dos monumentos mais famosos do mundo, abraçando a cidade do Rio de Janeiro com seus braços abertos que chegam a 28 metros de uma ponta à outra.
Foto: flickr Just a Brazilian man
Mais do que um ponto turístico, a estátua, no estilo Art Deco, é um símbolo da fé católica, da esperança e da cultura brasileira.
Foto: Claudio Mariano Vaz - wikimedia commons
A ideia da construção de uma grande estátua religiosa no topo do Corcovado foi sugerida pela primeira vez em 1859 pelo padre Pedro Maria Boss e só ganhou impulso em 1921, com a aproximação do centenário da Independência do Brasil.
Foto: domínio público/wikimedia commons
A concepção da estátua foi realizada pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e o desenho final da face de Cristo foi feito pelo escultor francês Paul Landowski.
Foto: wikimedia commons Halley Pacheco de Oliveira
A construção durou nove anos e envolveu o trabalho de centenas de operários.
Foto: domínio público/wikimedia commons
Em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor foi finalmente inaugurado, tornando-se um marco instantâneo da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil.
Foto: divulgação/museu da imagem e do som/rj
O Cristo Redentor é um lugar de peregrinação para fiéis de todo o mundo, e se tornou um símbolo da fé e da esperança.
Foto: reprodução globo
Para chegar ao monumento, os visitantes podem usar um trem que sobe a encosta do Corcovado, com vista para a Mata Atlântica, ou optar por vans e trilhas que levam ao topo.
Foto: wikimedia commons rodolfolm
Em 2007, o Cristo foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, consolidando seu status como um dos destinos turísticos mais importantes do planeta.
Foto: Divulgação Pedro Kirilos Riotur
No interior do pedestal do Cristo Redentor, há uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Foto: Luciola Vilella/MTur
Durante o ano, diversos eventos são realizados na base do Cristo, como missas, shows e apresentações culturais.
Foto: Twitter @Blog_Soberano
Somando a altura da estátua com a do pedestal (38 m), o Cristo Redentor é a terceira maior escultura de Jesus Cristo no mundo.
Foto: wikimedia commons Arne Müseler
A construção, que utilizou concreto armado e um revestimento de pedra-sabão (um material resistente ao tempo e fácil de ser moldado), foi uma empreitada desafiadora devido ao terreno íngreme e à falta de tecnologia avançada na época.
Foto: flickr David Berkowitz
O monumento também é um ícone cultural, presente em filmes, músicas e obras de arte. Relembre algumas produções que mostraram o Cristo Redentor!
Foto: wikimedia commons Donatas Dabravolskas
"O Homem do Rio" (1964): Neste filme de ação francês, Jean-Paul Belmondo vive um aventureiro que precisa encontrar um tesouro escondido no Rio de Janeiro. Em sua jornada, ele escala o Cristo Redentor em uma cena memorável.
Foto: reprodução
"007 Contra o Foguete da Morte" (1979): Com Roger Moore no papel principal, o agente secreto britânico enfrenta perigos no Rio de Janeiro, com o Cristo Redentor como testemunha de suas acrobacias.
Foto: reprodução
"2012" (2009): O blockbuster de Roland Emmerich apresenta um cenário apocalíptico, no qual o Cristo Redentor é um dos monumentos destruídos por desastres naturais.
Foto: divulgação
"Velozes e Furiosos 5: Operação Rio" (2011) - Este filme da franquia "Velozes e Furiosos" tem várias cenas ambientadas no Rio de Janeiro, incluindo vistas panorâmicas que mostram o Cristo Redentor.
Foto: reprodução
"Rio" (2011) - Embora seja um filme de animação, "Rio" mostra o Cristo Redentor em várias cenas, destacando a vida vibrante da cidade e seus marcos famosos.
Foto: reprodução
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: flickr Just a Brazilian man