Polêmica
Em um vídeo que circula nas redes sociais, Dalai Lama aparece puxando o rosto de um menino para beijá-lo na boca. O caso gerou uma repercussão negativa e chamou atenção para o líder religioso dos tibetanos, bem como para as suas respectivas características. Entenda. (01/08)
Foto: Bons Fluidos
Não é nome, é título
Dalai Lama não é bem um nome, é um cargo. Para os tibetanos, o religioso é como se fosse o papa budista. O atual líder é Tenzin Gyatso, de 87 anos. (02/08)
Foto: @dalailama
Sobre Tenzin
Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989 e mora na Índia, para onde fugiu após o fracasso de uma revolta contra a ocupação chinesa em uma região autônoma. (03/08)
Foto: @dalailama
Sobre os Dalai Lamas
Os 'papas budistas' são considerados Bodhisattvas. Esses seres, ao alcançar a iluminação, permanecem no mundo físico com o objetivo de auxiliar a humanidade. (04/08)
Foto: Reuters
Além da religião
Dalai Lama também era tido como o líder político do Tibete. Em 2011, Tenzin se aposentou como chefe político para dar lugar a um governo democrático. (05/08)
Foto: @dalailama
Sucessão
Desde 1391, o líder religioso já reencarnou 13 vezes. Tenzin Gyatso é o 14º. (06/08)
Foto: @dalailama
Como é escolhido
A busca pelo novo Dalai Lama começa quando o anterior morre. O sucessor é localizado por discípulos com base em sinais e visões espirituais. (07/08)
Foto: @dalailama
Acompanhe no Terra 🌎
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes. (08/08)
Foto: Reuters