Descoberta de esqueleto inteiro indica templo indígena no Piauí
Arqueólogos encontraram um esqueleto de um homem adulto, inteiro, com um fragmento de cerâmica cobrindo o rosto, braceletes e colar feitos de contas em osso. Um importante achado no nordeste.
Foto: Divulgação Professora Cláudia Cunha/ UFPI
Batizado de Raulzito, o esqueleto foi achado num sítio na zona rural de Guaribas, na região do Parque Nacional Serra das Confusões, no Piauí, onde também havia pinturas rupestres.
Foto: Divulgação Professora Cláudia Cunha/ UFPI
Os pesquisadores Geraldo Pereira de Moraes Jr e Cláudia Cunha registraram imagens da descoberta, que indica a possível existência de um antigo templo indígena no local.
Foto: Divulgação Geraldo Pereira de Morais Júnior
O Parque Nacional da Serra das Confusões, criado em 1998, fica no sudoeste do Piauí e abrange 12 municípios.
Foto: Otávio Nogueira wikimedia commons
O Piauí é um estado pouco lembrado para turismo, mas tem belezas e atrações históricas e culturais que valem a visita. Descubra curiosidades desse território brasileiro que tem muito a oferecer.
Foto: TUBS - Wikimédia Commons
Como a maior parte do território fica no interior, o Piauí tem o menor litoral brasileiro: apenas 66 km. Mas são praias bonitas no Oceano Atlântico. Entre elas, a Praia de Macapá, em Luis Correia, formada entre a foz do rio Macapá e o mar aberto. Uma piscina natural entre bancos de areia.
Foto: Divulgação Trip Advisor
O estado tem 3,2 milhões de habitantes numa área de 252 mil km². São 224 municípios. Teresina (foto) é a capital. Quem nasceu no estado é piauiense.
Foto: Olavomm - Wikimédia Commons
Além de belas praias, o Piauí tem parques de natureza exuberante. É o caso do Parque Nacional Serra da Capivara, com formações rochosas intrigantes e sítios arqueológicos de grande valor.
Foto: Artur Warchavchik - Wikimédia Commons
É o local com maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade (título concedido pela Unesco), com os mais antigos exemplares de pintura rupestre do continente.
Foto: Autor Desconhecido - Wikimédia Commons
Além da arte em rocha que fica na natureza do parque, há um espaço cultural criado para armazenar peças encontradas pelos pesquisadores. É o Museu do Homem Americano.
Foto: Mauro Scarpinatti - Flickr
O museu tem reservas técnicas arqueológicas, paleontológicas, zoológicas e botânicas. E um vasto acervo em exposição.
Foto: mario cesar mendonça gomes - wikimedia commons
O Parque Nacional das Sete Cidades também contém registros arqueológicos. A área é formada por savanas áridas e florestas de babaçu. E preserva recursos hídricos importantes numa região bastante seca.
Foto: deltafrut - Flickr wikimedia commons
E uma das paisagens mais incríveis no Piauí fica no Delta do Parnaíba, na foz do Rio Parnaíba, entre os estados do Piauí e Maranhão. Formações de duna, mangues e ilhotas compõem um cenário semelhante aos Lençóis Maranhenses, que ficam na parte ocidental e são mais famosos. Muitos não sabem que, no Piauí, a paisagem também é deslumbrante.
Foto: MTur Destinos wikimedia commons
O Piauí também tem áreas com cachoeiras de pequeno porte que são aprazíveis para passeios. As mais apreciadas ficam no município de União.
Foto: reprodução TV Clube
Curiosamente, União também abriga uma das culturas mais vigorosas na economia do estado: a de cana-de-açúcar. O maior projeto de irrigação para produção de cana no Nordeste completou 50 anos neste 2022 e o Piauí é um dos destaques na colheita.
Foto: Reprodução/TV Clube
O município de União tem a maior refinaria de cana de açúcar do estado.
Foto: Reprodução/TV Clube
Outra força econômica no Piauí está em algumas áreas da indústria, principalmente química, têxtil (foto) e de bebidas.
Foto: Gobierno de San Juan - Flickr
No setor de mineração, o Piauí tem mármore, amianto e ardósia, entre outros. Mas o principal é níquel. O estado tem a segunda maior jazida desse mineral no Brasil.
Foto: Ministério Público do Estado do Piauí
A gastronomia piauiense também é parte da cultura do estado. E um dos destaques é a popular Cajuína, bebida sem álcool, feita a partir do suco de caju, com coloração amarelo-âmbar resultante da caramelização do açúcar natural da fruta.
Foto: Almanaque Lusofonista - Flickr
A castanha de caju, por sinal, é um dos produtos de maior qualidade no Piauí. E, neste 2022, a expectativa é de fechar o ano com motivo para comemoração: um aumento de pelo menos 30% na produção. No Brasil, o Piauí só perde para o Ceará no montante do produto, que faz parte inclusive da pauta de exportações.
Foto: Imagem grátis de ivabalk por Pixabay
A culinária piauiense é conhecida pelos temperos com base em pimenta de cheiro, coentro (foto) e cheiro verde. As especiarias são usadas para pratos típicos da região.
Foto: Imagem grátis de Rajesh Balouria por Pixabay
O principal prato típico do Piauí é a galinha à cabidela, também chamada de galinha caipira., cozida com molho de especiarias e acréscimo de um pouco de sangue de galinha.
Foto: globoplay.globo.com
Foi em 1607 que padres jesuítas oriundos de Portugal viajaram pela região entre Pernambuco e Maranhão e se estabeleceram no Delta do Parnaíba, no Piauí.
Foto: Lopo Pizarro - Wikimédia Commons
O Piauí ganhou este nome como base no tupi-guarani (etnia dos indígenas locais), com o significado de "rio das piabas", um tipo de peixe da região.
Foto: Reprodução/TV Clube
Em 1823, após a independência do Brasil, houve um confronto sangrento entre o povo da região e os portugueses, em busca da consolidação da autonomia: a Batalha do Jenipapo, na Vila de Campo Maior. Um monumento foi construído para marcar a memória dessa luta.
Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons
A bandeira do Piauí traz a data da Batalha (13/3/1823). O amarelo é da riqueza mineral; o verde é a esperança. E a estrela remete a Antares, que na bandeira nacional simboliza o Piauí.
Foto: E2m, Giro720 - Wikimédia Commons
Como curiosidade extra, o Piauí é o estado brasileiro onde os casamentos duram mais tempo: 17,6 anos, em média.
Foto: Imagem de StockSnap por Pixabay
Ficou curioso para conhecer o Piauí? O estado tem dois aeroportos. O de Teresina opera voos nacionais e regionais. Foi aberto em 1967.
Foto: Alexandro Dias - Flickr
Já o aeroporto internacional fica em Parnaíba, a 268 quilômetros de Teresina. Inaugurado em 1971, é uma porta de entrada para quem deseja conhecer o circuito formado pelo Delta do Parnaíba, na ponta do estado, próximo tanto do Ceará como do Maranhão.
Foto: Alexandro Dias - Wikimédia Commons
Entre as celebridades piauienses, está a judoca Sarah Menezes, nascida em Teresina em 26/3/1990. Ela é a primeira mulher a conquistar medalha de ouro no Judô em Jogos Olímpicos (Londres, 2012).
Foto: www.instagram.com/menezessarah
O saltador Kawan Pereira, nascido em Parnaíba em 17/6/2002, é outro talento do Piauí. Medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019, também faturou o Ouro no Mundial Jr em 2021, em Kiev (Ucrânia).
Foto: Twitter @timebrasil
Outra atleta premiada do Piauí é Cruz Nonata da Silva, Medalha de Prata nos Jogos Pan-Americanos de 2011 em Guadalajara, nos 5.000 e nos 10.000 metros.
Foto: Confederação Brasileira de Atletismo
Mas o piauiense mais famoso é Whindersson Nunes. Nascido em Palmeira do Piauí em 5/1/1995, ele se projetou como youtuber e hoje também é comediante, ator e cantor.
Foto: Teca Lamboglia , wikimedia commons
A capital do Piauí, Teresina, é a única do Nordeste que não tem praia. Fica a 343 km do litoral. Mas tem belezas naturais, histórias e culturais. Seu nome é uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina.
Foto: Almanaque Lusofonista wikimedia commons
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação Professora Cláudia Cunha/ UFPI