5 métodos de concentração que vão potencializar seus estudos

Confira se algum deles pode ajudar na sua rotina

Foto: Freepik

Pomodoro

O método consiste em dividir sua rotina de estudos em períodos de 25 minutos. A cada tempo completado, você deve descansar por 5 minutos. Depois de passados quatro tempos, a pausa deve ser de 30 minutos. Daí, é só voltar a estudar.

Foto: Freepik

Robinson (EPL2R)

Pelo nome desse método, você já pode achar que é complicado, mas calma! EPL25 é uma sigla para "Explorar", "Perguntar", "Ler", "Rememorar" e "Repassar". Ou seja, são as etapas que você deve seguir no estudo.

Foto: Freepik

Na prática, é assim:

  • Busque as informações sobre o assunto;
  • Anote suas dúvidas;
  • Vá atrás das respostas;
  • Monte uma análise ou resumo;
  • Revise e encontre lacunas que possam ter ficado em suas anotações;
  • Cheque com colegas o que aprendeu.

Foto: Freepik

Mapas mentais

Nesse caso, um tópico central irá gerar outros tópicos, que gerarão outros e assim por diante. Você pode encontrar modelos online ou fazer um próprio - o que é mais indicado, já que absorvemos melhor o conteúdo quando escrevemos.

Foto: Freepik

Flashcards

Ótimos para quem quer memorizar o conteúdo, ajudam a focar e demandam respostas em curto período de tempo. Para fazer flashcards à mão, escreva de um lado uma pergunta sobre o tema e do outro a resposta - com suas próprias palavras, claro.

Foto: Freepik

Estudo mnemônico

Se você precisa de algo mais lúdico, essa é uma ótima opção. A ideia é usar frases engraçadas ou letras de música para gravar o conteúdo. Por exemplo, uma fórmula de física de movimento uniforme é comumente conhecida como "sorvete", em que 'S = So + V.t.'.

Foto: 8photo/Freepik

Acompanhe a Educar 🌎

Na vertical de educação e carreira do Terra, você se mantém atualizado de forma descomplicada.

Foto: wayhomestudio/Freepik