6 dicas de perguntas aos filhos para substituir o 'como foi na escola?'

Especialista explica como desenvolver diálogo

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‘Como foi na escola?’

As crianças chegam em casa e os pais perguntam: “Como foi na escola?”. Um silêncio impera. Será que o problema está na criança ou será que é possível reformular a pergunta?

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Mudança é possível

Segundo Ana Claudia Leite, assessora de Educação e Cultura da Infância do Instituto Alana, há formas de mudar a abordagem e conseguir estabelecer um diálogo melhor.

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Confira dicas

A seguir, veja quais são 6 tipos de perguntas que podem ajudar a sair do automático e criar mais vínculo com os filhos, para que eles se sintam à vontade em compartilhar o dia a dia escolar.

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Sobre atividades específicas

"Como foi o ensaio da música que vocês estão praticando na escola?"; "Está gostando do livro que estão lendo? O que mais tem achado interessante nele?"

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Experiências no parque

"Hoje você subiu na árvore no parque?"; "Teve algo especial durante o intervalo ao ar livre? Balançou no balanço?"

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Compartilhando experiências

"Na minha época, fizemos uma peça de teatro. Vocês estão fazendo algo assim?"; "Lembro que na minha aula de geografia visitamos um lugar com diferentes tipos de rochas. Já estudou isso?"

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Relacionamento com colegas

"Hoje você brincou com seu amigo fulano?"; "Como foi a interação com seus colegas? Alguma novidade nas amizades?"

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Desafios e aprendizado

"Enfrentaram algum desafio hoje? Como resolveram?"; "Na aula de matemática, vocês aprenderam algo novo? Conta para mim!"

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Experiências positivas ou negativas

"Algo engraçado aconteceu hoje na escola? Conte para mim!"; "Alguma situação difícil que precisamos conversar ou resolver juntos?"

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Especialista explica

Para Ana Claudia Leite, as perguntas são mais abertas e específicas, promovendo um diálogo mais rico e estimulante para que a criança compartilhe suas experiências.

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O que fazer?

É importante que os pais reflitam sobre a abordagem ao perguntar sobre o dia na escola, evitando automatismos. Compartilhar vivências e manifestar um interesse genuíno é o caminho.

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Respeitar a privacidade

Para a especialista, reconhecer que as crianças, mesmo pequenas, têm sua privacidade, e nem tudo precisa ser compartilhado de forma organizada e lógica, é essencial.

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Intervir quando necessário

É importante observar sinais de que algo não está bem na vida escolar da criança e intervir quando necessário, seja em conflitos de amizade, dificuldades de aprendizado ou questões emocionais.

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Escuta ativa

Desenvolver uma capacidade contínua de observação e escuta, atentando não apenas ao que é falado, mas também ao que é dito por gestos, brincadeiras e outras formas de linguagem pode ajudar.

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