5 dicas para deixar de ser ignorado e passar a ser ouvido pelos colegas
Veja como se destacar profissionalmente
Foto: Reprodução/Unsplash
Mais destaque no trabalho
Se destacar no ambiente profissional, independentemente do cargo, pode ser um grande desafio. Queremos ter coragem para contribuir com ideias e sermos reconhecidos, mas qual é o melhor caminho a seguir? Especialistas te ajudam na missão de conquistar o seu espaço.
Foto: Reprodução/Freepik
Ter atitude empreendedora
Suellen Moreira, especialista em Marketing e carreira do Great Place To Work Brasil, sugere tratar o trabalho como se fosse seu próprio negócio. "Se preocupe com custos, resultados; busque sempre maneiras de agregar valor, ser eficiente e inovador. Mostre iniciativa para resolver problemas e sugerir melhorias, e esteja disposto a assumir riscos calculados", diz.
Foto: Reprodução/Getty Images
Iniciativa
Outro ponto mencionado pela profissional é tomar iniciativa na proposição de ideias, projetos e melhorias. "Ser protagonista em projetos e tarefas demonstra liderança e comprometimento. É uma forma de mostrar que você está disposto a ir além", destaca.
Foto: Reprodução/Unsplash
Esteja atento aos feedbacks
"Busque feedback regularmente de colegas, líderes e liderados. Escute genuinamente quais são as percepções sobre as suas fortalezas e suas oportunidades de melhoria. Mostrar que você valoriza e age sobre feedbacks recebidos aumenta a confiança e credibilidade junto às pessoas", orienta.
Foto: Reprodução/Unsplash
Invista em relacionamento e networking
Construir uma rede de relacionamentos dentro e fora da empresa é fundamental, com participação em eventos, fóruns e grupos profissionais. "Dentro da empresa, construa relacionamentos positivos com colegas de diferentes departamentos. Mantenha contato regular com sua rede e esteja disposto a apoiar os outros também", acrescenta.
Foto: Reprodução/Unsplash
Invista em sua carreira
CEO da Trilhas de Impacto, mentora de carreiras e professora do Lares/UFRJ, Juliana Kaiser orienta a investir na carreira. "Ter um mentor, ter alguém mais experiente, que já tenha trilhado a jornada, pode elucidar alguns aspectos", explica a profissional.
Foto: Reprodução/Freepik
Entenda que você tem valor
"O primeiro aspecto é a autoestima, o profissional entender que tem valor. O segundo é o desenvolvimento humano, onde o profissional vai ser convidado a desenvolver suas forças, observar suas fraquezas, perceber quais são suas oportunidades e olhar para as suas ameaças. E também é um aspecto do mentor trazer técnicas de negociação, de marca pessoal", diz Kaiser.
Foto: Reprodução/Freepik
Acompanhe a Educar
Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução/Freepik