Burnout, abuso de drogas, ansiedade: a nova lista de doenças do trabalho

Atualização feita pelo Ministério da Saúde inclui 165 novas patologias

Foto: Getty Images

Novas doenças

Após 24 anos da sua instituição, o Ministério da Saúde divulgou uma atualização na lista de doenças relacionadas ao trabalho, incluindo 165 novas patologias em uma portaria publicada no Diário Oficial da União. Segundo o governo, o número de códigos de diagnóstico aumentou de 182 para 347.

Foto: Getty Images

Burnout

Na nova lista de doenças, está o burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, que o ministério caracteriza como um esgotamento decorrente de fatores psicossociais ligados à administração da empresa, às responsabilidades do trabalho e ao ambiente corporativo.

Foto: Getty Images

Uso de drogas

Na lista mais recente, também são considerados como possíveis transtornos resultantes de longas jornadas, assédio moral no ambiente de trabalho e desafios organizacionais comportamentos como o uso de sedativos, canabinoides, cocaína e abuso de cafeína.

Foto: Getty Images

Ansiedade e depressão

A atualização ainda inclui transtornos como ansiedade, depressão e tentativa de suicídio como condições que podem surgir devido ao estresse psicológico no ambiente de trabalho. A determinação contraria a publicação de 1999, que vinculava esses episódios depressivos apenas ao contato com substâncias tóxicas como mercúrio e manganês.

Foto: Getty Images

Covid-19

O Ministério também acrescentou a covid-19 na lista, considerando-a uma condição associada ao trabalho quando a infecção ocorre no ambiente corporativo.

Foto: Getty Images

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Getty Images