Ciência, tecnologia, engenharia: quem são as mulheres que desafiam estereótipos de gênero

Veja 8 mulheres pioneiras em suas áreas

Foto: iStock

Sem estereótipos de gênero

Ciência, tecnologia e engenharia são áreas para mulheres, sim, e essas 8 cientistas mostram o porquê. Veja quem são elas!

Foto: iStock

Nina Silva

A executiva e especialista em TI é co-criadora do Movimento Black Money, projeto que estimula a inovação entre jovens e empreendedores negros. Ela também é uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo com menos de 40 anos.

Foto: Reprodução/ Instagram @ninasilvaperfil

Dilma Menezes da Silva

A cientista de computação é responsável pela criação da computação em nuvem, o armazenamento online que permite que dados e arquivos sejam guardados em servidores com acesso pela internet, como o Google Drive.

Foto: Reprodução

Enedina Alves Marques

Foi a 1ª mulher a se formar no estado do Paraná e também a 1ª engenheira negra do curso de Engenharia Civil do Brasil. Ela esteve no comando das obras da Usina Capivari-Cachoeira, a maior central hidrelétrica subterrânea do Sul.

Foto: Reprodução

Grace Murray Hopper

A matemática e analista de sistemas da Marinha dos EUA inventou o primeiro compilador, nos anos 1940. O programa traduz instruções em códigos lidos pelo computador. Ela também ajudou a criar o COBOL, uma das primeiras linguagens de computador para identificar "bugs".

Foto: James S. Davis

Edith Clarke

A engenheira eletricista inventou a calculadora gráfica Clarke, ferramenta para auxiliar nas soluções de problemas de linhas de transmissão, na década de 1920. É dela também o título de primeira engenheira eletricista do mundo.

Foto: Reprodução

Jaqueline Góes de Jesus

A biomédica foi uma das responsáveis pelo mapeamento do genoma do coronavírus, após a confirmação do primeiro caso da Covid-19 no Brasil. Ela também faz parte de um projeto que sequencia o genoma do vírus Zika no País.

Foto: Reprodução

Sônia Guimarães

Formada em Física, é a 1ª mulher negra doutora e professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ela se especializou em semicondutores - que possibilita o desenvolvimento da tecnologia para celulares - e atua contra o racismo e a discriminação de gênero.

Foto: Reprodução Instagram

Maria Mitchell

Foi a primeira norte-americana a descobrir um cometa. Ela também é pioneira na astronomia e integrante da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos.

Foto: Julia Ward Howe

Acompanhe o Terra

Na vertical de educação e carreira do Terra, você se mantém atualizado de forma descomplicada.

Foto: iStock / @Georgijevic