Maior concurso
Com 6,6 mil vagas e salários de até R$ 22,9 mil, o Concurso Nacional Unificado (CNU) é o maior exame do tipo dos últimos anos. Com tanta gente sonhando com essa aprovação, vamos entender melhor cada etapa da seleção?
Foto: Leren Lu/GettyImages
Uma inscrição, diferentes vagas
Diferentemente de outros concursos, o CNU traz como novidade a possibilidade de disputar por cargos em diferentes órgãos com apenas uma inscrição. A condição é que as vagas sejam do mesmo bloco temático. São 8, no total.
Foto: Estadão Conteúdo
1ª etapa
Os inscritos em todos os blocos de nível superior terão que responder a uma prova objetiva e uma discursiva. Serão 20 questões de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos.
Foto: FG Trade/iStock
2ª etapa
Para determinadas vagas, será preciso passar pela prova de títulos, em que o candidato precisa comprovar titulação acadêmica e/ou experiência profissional. Deve ser apresentado produção acadêmica, técnica e/ou cultural, limitada à pontuação máxima de 10,0 pontos.
Foto: runna10/iStock
3ª etapa
Em alguns cargos, é preciso realizar um curso de formação específico. Segundo o edital do CNU, o Curso de Formação será regido pelas normas inerentes a cada categoria funcional, por edital a ser publicado pelo órgão e instituição responsáveis pela etapa.
Foto: Freepik
Nível intermediário
Já aqueles que querem se inscrever para cargos de nível intermediário, em vez da prova discursiva terá que escrever uma redação. As perguntas da prova objetiva serão sobre Língua Portuguesa, Noções de Direito, Matemática e Realidade Brasileira.
Foto: Gettyimagens
Acompanhe a Educar 📚
Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.
Foto: Poder360