Profissões mais felizes
A empresa de tecnologia de recursos humanos Bamboo HR analisou mais de 1600 empresas entre janeiro de 2020 e junho de 2023
Foto: Reprodução/Getty Images
8 - Saúde
A felicidade dos funcionários da área da saúde teve uma queda de 40% desde 2020, e hoje tem uma taxa decrescente de 89%: "A indústria da saúde precisa urgentemente abordar as causas da infelicidade generalizada, especialmente o trauma, a insatisfação e o esgotamento resultantes da pandemia", alerta o estudo.
Foto: Estadão Conteúdo
7 - Educação
De acordo com a pesquisa, educação é um dos setores mais voláteis e infelizes, com picos de alegrias nas férias. De janeiro a maio de 2023, a indústria teve queda de 97%, principalmente devido ao estresse e pressões políticas
Foto: iStock/Seng kui Lim
6 - Viagens e hospitalidade
O levantamento da Bamboo HR informou que houve uma queda no setor de viagens com a covid-19, mas agora está em ascensão, com uma linha de tendência geral positiva e um crescimento de 8%.
Foto: Reprodução
5 - Restaurantes, comidas e bebidas
A insatisfação dos funcionários do setor se cai com o passar do tempo, segundo o levantamento. Houve uma linha de tendência de queda da felicidade de 39% para 24%.
Foto: Sam Moghadam Khamseh/ Unsplash
4 - Organizações sem fins lucrativos
Elas caminham para uma maior felicidade dos funcionários em 2023, com uma taxa de aumento de 71%. Com oscilações sazonais, a tendência é de melhora na satisfação com o fim do ano, período em que mais se tem doações.
Foto: iStock/Caiaimage/Sam Edwards
3 - Finanças
A felicidade dos funcionários parece estar se erodindo lentamente e gradualmente, com uma linha de tendência declinando a uma taxa de 11% em 2023 e 13% de 2020 até o presente, garante o estudo.
Foto: iStock
2 - Tecnologia
Segundo a Bamboo HR, o setor de tecnologia é atualmente o segundo mais feliz, mas a conquista é improvável de perdurar.
Foto: Rawpixel/Freepik
1 - Construção
No geral, a indústria da construção se destaca como a mais feliz nos dois primeiros trimestres de 2023.
A felicidade dos trabalhadores do ramo atingiu o pico em 2020, quando projetos de construção residencial dispararam.
Foto: Estadão Conteúdo
Metodologia
A pesquisa da Bamboo HR analisou mais de 1600 empresas entre janeiro de 2020 e junho de 2023. Ao todo, foram analisados as respostas de mais de 57 mil funcionários de empresas de pequeno e médio porte em todo o mundo dos ramos citados no ranking.
Foto: Pixabay
Acompanhe a Educar 📚
Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.
Foto: Getty Images