Para que serve?
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tem como objetivo principal direcionar e organizar os esforços para o crescimento pessoal e profissional do indivíduo. Na prática, ele reúne objetivos, pontos de melhoria e ações possíveis. A ferramenta é usada para medir a evolução de um profissional.
Foto: Foto:Istock
O que é preciso para elaborar um PDI
Para criar um plano de desenvolvimento pessoal, é importante entender, primeiro, se a prioridade está na obtenção de novos conhecimentos técnicos (hard skills), no aprimoramento das habilidades interpessoais (soft skills) ou na combinação de ambos.
Foto: Istock
O que são soft skills
Soft skills são habilidades comportamentais que permitem comportamentos assertivos no dia a dia. Para iniciantes no mercado de trabalho ou mudança de carreira, as soft skills incluem: abertura para aprender e conhecer pessoas, capacidade de adaptação, disponibilidade para ouvir, curiosidade e organização de tarefas.
Foto: Istock
O que são hard skills
Esses são os conhecimentos técnicos para desempenhar uma atividade. Para iniciantes no mercado de trabalho ou em transição de carreira, as hard skills essenciais variam conforme a área. Normalmente, são exigidos habilidades em ferramentas digitais, gerenciamento de tarefas, entendimento das regulamentações e habilidades de escrita.
Foto: Istock
Montando um PDI pela 1ª vez
Em entrevista ao Terra, a especialista em gestão de pessoas e negócios Daniele Malafronte, fundadora da Diversidade Importa, explicou que cada ação colocada no plano de desenvolvimento deverá responder algumas perguntas. Veja quais!
Foto: Arquivo pessoal
Ações para atingir o objetivo
Quais são as ações concretas que farão com que este objetivo seja atingido? Será um treinamento formal, a adoção de um novo comportamento ou a aplicação de uma nova metodologia?
Foto: Istock
Recursos necessários
Quais são os recursos necessários para concretização? Será preciso fazer um curso? Qual será o valor? Quantas horas serão empenhadas? Precisará envolver outra pessoa que ensinará ou acompanhará a tarefa? E em quanto tempo essa ação será concluída?
Foto: Istock
PDI de sucesso
Com as respostas para essas perguntas, o profissional poderá ter um PDI de sucesso. O 'checklist' para montar o plano inclui ainda outros itens!
Foto: Istock
Passo a Passo
- Autoavaliação: análise habilidades e áreas de melhoria, considerando feedbacks anteriores;
- Estabelecimento de objetivos: defina metas SMART para desenvolvimento pessoal e profissional;
- Identificação de necessidades: identifique habilidades necessárias, considerando demandas futuras.
Foto: Carlina Teteris pela coleção Moment de Getty Images
Passo a passo
- Seleção de áreas de foco: escolha áreas específicas, como habilidades técnicas ou interpessoais;
- Definição de ações: liste ações concretas, como cursos ou mentorias, para desenvolver as habilidades selecionadas;
- Estabelecimento de cronograma: defina um plano de tempo realista para cada ação de desenvolvimento.
Foto: ThisisEngineering RAEng / Unsplash
Acompanhe a Educar 📚
Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes sociais.
Foto: Istock