Titular de cartório: como é a profissão e quanto ganha?

Já pensou em ser 'dono de cartório'? Saiba o que fazer

Foto: Reprodução/Unsplash

"Dono de cartório"?

Uma vez ou outra já ouvimos a expressão "dono de cartório", certo? Sabia que, na verdade, o termo correto é "titular de cartório"? Ele é o responsável por todos os procedimentos do local, que é do governo. Continue lendo para saber mais sobre a profissão.

Foto: Reprodução/Unsplash

O que faz um titular de cartório?

O titular é quem está à frente de todas as responsabilidades do cartório e a função é prevista na Lei federal nº 8.935/1994. Ou seja, este profissional irá administrar, delegar tarefas e supervisionar o andamento de tudo.

Foto: Reprodução/Unsplash

Formado em Direito

Diferentemente do que muitos cidadãos pensam, é necessário ser formado para concorrer ao cargo. Em alguns casos, ter anos de formação para ser considerado. Outra curiosidade: a titularidade não passa de pai para filho.

Foto: Reprodução/Unsplash

Servidor público

A função é vista como um serviço público e, por isso, é necessário prestar um concurso. De acordo com a especialista em sistemas para cartórios Siplan, a maioria das etapas são constituídas por provas escritas objetivas e práticas.

Foto: Reprodução/Unsplash

Quanto ganha?

A verdade é que não há um valor fixo para o salário de um titular de cartório. A quantia pode variar de acordo com cada estado e valores arrecadados. Um levantamento recente feito pelo 'Poder 360' aponta que os cartórios arrecadaram R$ 23,4 bilhões em 2021.

Foto: Reprodução/Unsplash

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/Getty Images