Fórum Mundial Econômico
O Fórum Econômico Mundial, consciente dessas transformações, tem realizado pesquisas abrangentes sobre as futuras demandas do mercado de trabalho.
Foto: Foto: Istock
'O Futuro do Trabalho'
O relatório do Fórum Econômico Mundial, em parceira com a Fundação Dom Cabral, prevê que 23% dos atuais postos de trabalho se modifiquem até 2027.
Foto: Foto:Istock
Especialista em RH
Em entrevista ao Terra, a fundadora da startup Diversidade Importa e especialista em recursos humanos, Daniele Malafronte, avalia que é muito importante que a pessoa desenvolva habilidades sociais e comportamentais para se destacar no mercado de trabalho.
Foto: Arquivo pessoal
1 - Digitadores e operadores de entrada de dados
Devido à automação e aos avanços tecnológicos, muitas atividades de digitação estão sendo substituídas por software. Com essa substituição, as empresas buscam reduzir custos operacionais, e a posição de digitadores pode ser considerada uma forma de economizar.
Foto: Foto: Istock
2 - Assistentes administrativas e secretárias executivas
A automação de tarefas de escritório, juntamente com a adoção do teletrabalho durante a pandemia, aumentou a probabilidade de que as funções assistentes administrativos e secretárias executivas desapareçam nos próximos anos, já que muitos executivos agora conseguem realizar suas próprias tarefas administrativas de forma independente.
Foto: Foto: Istock
3 - Profissionais de contabilidade e processamento de folha de pagamento
Atualmente, devido à automação de tarefas contábeis e de folha de pagamento, e ao uso de inteligência artificial para processamento eficiente de grandes volumes de dados, as profissões de contabilidade e processamento de folha de pagamento podem ficar ociosas.
Foto: Foto: Istock
4 - Auditores fiscais
Atualmente, devido à automação de tarefas, empresas estão procurando maneiras de reduzir custos operacionais, o que tem levado a uma redução na contratação de profissionais de auditoria fiscal. A tendência é que as posições de auditores fiscais sofram uma redução drástica nos próximos anos.
Foto: Foto: Istock
5 - Operários de linha de montagem e produção
Com a automação e a substituição de trabalhadores por máquinas, as indústrias estão amplamente substituindo humanos por robôs para realizar tarefas de montagem e produção. Essa prática tem ameaçado profissionais da área.
Foto: Foto: Istock
6 - Atendentes e suporte ao cliente
Com a popularização de chatbots e inteligência artificial (IA), está se tornando cada vez mais comum que as empresas adotem essa tecnologia para oferecer suporte ao cliente.
Foto: Foto: Istock
7 - Diretores de operações
Com a ajuda da tecnologia na otimização das operações, muitas empresas estão em processo de transformação digital, e os diretores de operações estão se adaptando para enfrentar esses desafios, impulsionando eficiência e inovação na organização para atender às expectativas em constante evolução.
Foto: Foto: Istock
8 - Técnicos e reparadores
Em diversos cenários, equipamentos e sistemas modernos têm a capacidade de diagnosticar problemas e, em algumas situações, até mesmo efetuar reparos, reduzindo a dependência de técnicos externos. Com esse tipo de automação que está substituindo trabalhadores por máquinas, a profissão corre o risco de desaparecer.
Foto: Foto: Istock
9 - Controladores de inventário e registro de materiais
Com sistemas de rastreamento automatizado de ativos e estoque que podem monitorar e registrar informações, a profissão de controladores de inventário e registro de materiais está em risco. A automação dos processos reduz custos e elimina a necessidade de intervenção humana nessa função.
Foto: Foto: Istock
10 - Especialistas financeiros
Com a automação financeira em ascensão, empresas buscam substituir especialistas financeiros por soluções automatizadas, aproveitando a inteligência artificial e a aprendizagem de máquina para tomar decisões de investimento, detectar fraudes e realizar análises financeiras avançadas - sem precisar de um humano para isso.
Foto: Foto: Istock
Acompanhe o Terra
Todos os dias a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.
Foto: Foto: Istock